Prefeitura de Salvador inicia capacitação de mais 100 desenvolvedores digitais

O Programa + Conhecimento e Inovação Social iniciou mais um curso de formação de Desenvolvedores na capital baiana. O treinamento, iniciado na última segunda (6), segue até o dia 17 de dezembro, de forma presencial e remota, das 8h às 12h, no auditório do Hub Salvador. Durante a capacitação, 100 inscritos aprendem a desenvolver sistemas web e aplicativos, utilizando a ferramenta No-Code.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), e em parceria com o Hub e a Softwell Solutions. Esta é a terceira edição do curso, que tem o objetivo de gerar emprego e renda no segmento de tecnologia e oportunizar jovens baianos a ingressarem no mercado de trabalho de forma imediata.

Nas duas edições anteriores, foram capacitados 392 profissionais. Na primeira turma, 50% dos participantes foram contratados. A segunda capacitação foi composta por servidores municipais, que utilizam a ferramenta.

As atividades envolvem um treinamento exclusivo em uma ferramenta No-Code desenvolvido pela Softwell Solutions. O curso possibilita o desenvolvimento de soluções tecnológicas por meio de uma interface dinâmica e customizada para Web e mobile.

“A tecnologia No-code é uma ferramenta que tem sido bastante utilizada em empresas do mundo inteiro. É a principal tendência em tecnologia nos próximos quatro anos. Existe uma previsão que até 2025, 70% das aplicações do mundo serão feitas utilizando a plataforma. Então, é o momento ideal para capacitar e formar profissionais na área, justamente para que a tecnologia seja utilizada de forma ampla. O grande diferencial da ferramenta é que não é necessário ser um programador especialista para utilizá-la, se a pessoa tiver o conhecimento é possível realizar soluções web e mobile”, explicou o gerente executivo da Softwell Solution, Adriano Barbosa.

O conteúdo programático do curso contém ainda informações sobre instalação e configuração, criação de projetos, criação de fluxos, depuração e análise de regras, versionamento de sistemas, depuração e modo gerente, Gráficos e Dashboards, relatórios, publicação, dentre outros assuntos. Ao final da jornada de aprendizado, os participantes apresentam um projeto final.

Participante da primeira edição, o instrutor da terceira turma de Formação de Desenvolvedores, Jonatas Gomes, 28 anos, destacou a capacitação como forma de crescimento profissional. “Recebi o convite para fazer um curso com possibilidade de contratação e realmente foi o que aconteceu. Hoje, além de analista, sou instrutor. Para mim foi uma grande oportunidade de crescimento profissional e, além disso, a possibilidade de transmitir conhecimento me deixa realizado. A gente tem conseguido difundir a ferramenta No-code para muitas pessoas, mostrando que esse é um universo real que está revolucionando o mercado”, disse.

Expectativa – Motivação e foco são os principais diferenciais para que o participante possa se destacar e garantir uma vaga de emprego em empresas que utilizam a ferramenta. O analista de sistemas Bruno Roberto Ficha, de 45 anos, disse que o curso molda o profissional conforme as necessidades atuais do mercado. “É uma capacitação importante para os profissionais da área, como forma de reciclagem. Os instrutores sabem o que as empresas estão buscando hoje em dia e conduzem o curso de forma a sairmos preparados. As expectativas são as melhores possíveis.”

Ao iniciar as atividades, a engenheira de produção Giovana Gabriele Silva, de 25 anos, falou sobre a importância da capacitação para a atuação no área de trabalho. “Embora estejamos no início do curso, estou achando muito interessante porque a No-code é uma plataforma tranquila, e por isso, podemos aplicar em diversos locais. Na minha formação a gente precisa tentar simplificar e identificar gargalos, e essa ferramenta auxilia bastante. Então, é um curso simples, de fácil acesso e que traz grandes benefícios profissionais”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados