Visão Mundial organiza seminário para enfrentamento da letalidade de crianças e jovens em Salvador nesta quinta (9/12)

Evento faz parte de um ciclo de quatro audiências públicas a serem realizadas em cidades do Nordeste afetadas pela criminalidade contra a infância e a adolescência

A ONG Visão Mundial, por meio do Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), inicia nesta quinta-feira (9) o Ciclo de Seminários para Construção dos Planos Municipais de Enfrentamento à Letalidade, com o objetivo de iniciar discussões com o poder público e agentes da sociedade civil organizada para a redução das taxas de homicídio de crianças e adolescentes no Nordeste. O primeiro seminário será em Salvador (BA), nesta quinta-feira, das 13h30 às 17h30, no auditório do Colégio Estadual Polivalente San Diego, na Rua Luiz Régis Pacheco, 2182.

Irão participar do debate: o vereador Augusto Vasconcellos; representantes das vereadoras Maria Marighela e Marta Rodrigues; representante da deputada estadual Olívia Santana; a ouvidora geral do Estado da Bahia, Sirlene Assis; o subprefeito da Cidade Baixa, André Maracajás; a diretora do Colégio Polivalente San Diego, Marlene Bispo; a líder juvenil Liliane Santos; a coordenadora de Pesquisa da Associação Humana Povo para Povo Brasil, Ivonne Ferreira; e um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Entre 2009 e 2019, um total de 107.670 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 19 anos, foram assassinados no Brasil, segundo pesquisa divulgada em outubro pela Visão Mundial. Desse número, 76% era negras e 93% do sexo masculino.

“É preciso mobilizar diversos atores sociais para garantirmos a proteção integral dos adolescentes que estão constantemente ameaçados de morte. Com os seminários, queremos avançar na construção dos planos municipais de prevenção à letalidade de crianças e adolescentes, visando ampliar, articular e integrar as diversas políticas, programas, projetos, serviços e ações que possam reduzir a violência nessa faixa etária”, explica Reginaldo Silva, coordenador de advocacy da Visão Mundial. “Queremos contribuir com que crianças e adolescentes possam crescer com segurança e oportunidades para se desenvolverem integralmente em seus territórios”, complementa.

Os seminários serão realizados no Nordeste, em cidades escolhidas por terem elevada taxa de homicídios na infância, de acordo com a pesquisa da organização. Durante os seminário serão definidos os eixos centrais do Plano Municipal de Enfrentamento à Letalidade Juvenil; elaborada a agenda de trabalho; delegadas tarefas para os atores envolvidos com a atividade, especialmente relacionadas a logística do seminário; e articulada a presença dos representantes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente.

Além de especialistas, gestores públicos e entidades não governamentais, os seminários contarão com participação ativa de crianças e adolescentes, atores fundamentais na elaboração dos planos. Os eventos são organizados pela Visão Mundial em parceria com Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) e os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Depois de Salvador, serão realizados seminários em Cabo de Santo Agostinho (10 e 11/12), Maceió e Recife, em datas ainda a serem definidas. Em Maceió, inclusive, já se deu início ao processo de articulação, com encontros da sociedade civil e os grupos do MJPOP para definirem o seminário, que será realizado em janeiro.

Serviço:

Data 9/12/2021

Horário: das 13h30min às 17h30min

Local: Auditório do Colégio Estadual Polivalente San Diego

Endereço: Rua Luiz Régis Pacheco, 2182, Bairro Uruguai, Cidade Baixa – Itapagipe

Ponto de Referência: Final de linha do Uruguai

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados