Reconhecimento facial nas escolas evita evasão e gera economia em Mata de São João

A Rede Municipal de Ensino de Mata de São João já conta com um sistema de monitoramento facial nas unidades de ensino fundamental. O projeto, pioneiro na educação pública da Bahia, garante mais segurança, contribui para o enfrentamento à evasão escolar e gera mais economia na gestão das escolas.

Atualmente, 13 unidades contam com o equipamento. Logo em breve todas os alunos das 29 escolas dos ensinos fundamental I e II serão reconhecidos pelo leitor facial e terão seus dados registrados pelos equipamentos.

Além de monitorar a frequência, o sistema afere a temperatura dos estudantes e faz todo o acompanhamento da vida escolar. Quando um aluno falta, é enviada uma mensagem para o celular dos pais ou responsáveis.

“Esse é mais um investimento, mais um avanço para garantir segurança educacional às nossas crianças e aos nossos jovens. A novidade garante a frequência delas e nos permite mais informações para a melhorar gestão de todos os processos escolares”, explica o prefeito João Gualberto.

“Os investimentos na educação e no aprendizado sempre foram prioridades e estamos saindo mais uma vez na frente”, garante o gestor.

Informações – Após a chegada, é gerado um boletim para a direção escolar, com a quantidade de alunos presentes. Com isso, não há necessidade de chamada, o que otimiza o tempo de aprendizado. “O sistema tem agilizado todas as rotinas da escola. Desde a sala de aula até a cozinha”, comemora a diretora Rosangela Passos.

“O reconhecimento nos dá mais tranquilidade e segurança, pela certeza de que nossos filhos estão realmente na escola”, assegura a mãe de aluno Juciline Barbosa.

O secretário municipal de Educação Alex Carvalho também destaca a economia nos custos com alimentação, uma vez que as equipes das cantinas podem produzir as refeições na quantidade exata de estudantes presentes, evitando desperdícios.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados