“Um avanço e uma grande vitória na luta contra o racismo”, diz Ireuda Silva no ato de regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial

A vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), participou, na manhã desta sexta-feira, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, do ato de regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, ao lado do prefeito Bruno Reis e do presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior.

“Em 29 de maio de 2019, a Câmara de Salvador aprovou o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, que sem dúvida é um avanço e uma grande vitória na luta contra o racismo. É preciso ressaltar que é necessário combater toda e qualquer forma de discriminação, mesmo que determinada forma de discriminação não nos atinja diretamente”, diz Ireuda.

De acordo com a republicana, políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância nunca foram tão necessárias, e o Estatuto veio para somar, principalmente considerando que Salvador é a cidade mais negra fora do continente africano.

Além disso, segundo dados da FGV Social, pretos e pardos tiveram uma perda de 21,8% e 21,4%, respectivamente, sem suas rendas, em 2020. Os brancos sofreram perda menor, de 20,1%. Atualmente, os negros representam 75% dos mais pobres no Brasil, enquanto que os brancos são 70% dos mais ricos. Já a taxa de homicídios entre negros de 15 a 29 anos chega a 98,5 por 100 mil pessoas. Entre os brancos, 34 por 100 mil. Entre homens pretos e pardos, o número ultrapassa todos os precedentes e vai a 185 por 100 mil.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados