Horta em Casa capacita cidadãos para cultivo das mudas dentro do lar

A pandemia de Covid-19 provocou o aumento do interesse das pessoas em realizar um hábito considerado saudável tanto no quesito alimentar, quanto mental: o cultivo de hortas na própria casa. Somente nas últimas cinco edições, o Horta em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), registrou cerca de 5 mil inscrições para participar do projeto. No entanto, mais do que receber as mudas, é necessário também saber como cuidar delas e ter sempre plantas fresquinhas para o consumo.

Por isso, o projeto desenvolve capacitações para as pessoas selecionadas no Horta em Casa. A manhã do último sábado (6), por exemplo, foi de mão na terra para as turmas da quinta edição. Nas duas aulas realizadas, os alunos receberam dicas importantes para o plantio, adubação, rega, poda dos vegetais e produção de sementeiras, inclusive com a utilização de materiais recicláveis.

As 100 pessoas contempladas com os kits tiveram a oportunidade de fazer o plantio das mudas de hortaliça, enquanto acompanhavam o passo a passo das instrutoras. Dentre elas estava a analista de sistemas Elisângela Souza, de 42 anos, que se inscreveu no projeto para ter mais informações sobre os cuidados com algumas espécies, a exemplo do hortelã miúdo.

Ao final das instruções, ela conseguiu plantar uma nova horta, com mudas de rúcula, cebolinha, manjericão e hortelã, utilizando as técnicas necessárias. “Os meus pais já plantavam hortaliças em casa, mas eu tinha algumas dúvidas sobre os cuidados. Com a aula, tirei as dúvidas e ainda tive auxílio e material informativo pelo grupo de WhatsApp. É uma iniciativa excelente”, diz.

Já Hebert Dias, de 35 anos, desconhecia a profundidade ideal para plantar a muda, mas entendeu que o caule não pode ficar coberto de terra, para não ficar úmido e atrair fungos e bactérias, que possam prejudicar a planta. “Gostei muito das explicações”, afirma.

Objetivo – Os participantes fizeram a inscrição em outubro, foram selecionados pela Secis e receberam os kits para plantio, ao longo da semana passada. A última edição será realizada em dezembro, com inscrições a serem divulgadas em breve.

“O objetivo inicial é proporcionar às pessoas a possibilidade de plantar hortaliças em casa, durante a pandemia. Mesmo com a retomada das atividades, são muitas inscrições. A iniciativa tem sido muito bem recebida”, conta a subsecretária da Secis, Vânia Almeida, responsável pela coordenação do projeto.

Ela acrescenta que o projeto tem levado para o cidadão os benefícios do contato com a terra e de uma alimentação mais saudável. “Muitas pessoas tentam plantar por conta própria, mas encontram dificuldade. O Horta em Casa é a oportunidade de transmitir essas técnicas, além de despertar o interesse pelo cultivo, em quem ainda não tinha iniciado o plantio”.

Capacitação – Como ocorreu nas edições anteriores, as 100 primeiras pessoas aprovadas no edital recebem um kit horta, que contém jardineira; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão, hortelã e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno e um pacote de sementes.

A capacitação ocorre de maneira virtual por meio do Google Meet e dura, em média, 40 minutos. Os inscritos ainda participam de um grupo, por meio de aplicativo de mensagem, onde recebem materiais informativos e podem tirar dúvidas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados