UNEB moderniza sistema de ensino a distância e garante educação para 20 mil alunos durante a pandemia

Em parceria com a LEO Learning, a universidade oferece aulas mais dinâmicas para engajar e melhorar a experiência de alunos e professores

Já é possível afirmar que os brasileiros tomaram gosto pelo ensino a distância (EAD), na educação superior. Dados do Censo da Educação Superior 2019 apontam que o número de matrículas em cursos EAD no Brasil cresceu 19,1% em comparação a 2018. O levantamento também aponta que as matrículas em cursos a distância aumentaram 378,9% entre 2009 e 2019.

Um dos motivos desse movimento é a transformação digital. Com a chegada de uma tecnologia mais acessível, diversas instituições de ensino superior privadas e públicas entenderam a importância de acompanhar a tendência e oferecer esta opção aos alunos. Outro fator está ligado ao isolamento social causado pela pandemia. Percebendo essa necessidade, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior do estado, decidiu atualizar os ambientes de ensino a distância e modernizar o sistema para atender seus alunos.

Por meio de processo licitatório, rito ordinário e obrigatório no Serviço Público, a LEO Learning Brasil, empresa de soluções digitais para treinamentos corporativos, foi selecionada para atualizar a plataforma Moodle – sistema de código aberto para a criação de cursos online. “Nossa missão era atualizar esse ambiente digital e implantar novos recursos a partir da customização da solução Smart LMS sobre a plataforma Moodle. Isso modernizou a plataforma e melhorou a experiência de uso da comunidade discente e docente de toda universidade”, explica Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning.

No processo, também foi feita a mudança da hospedagem de dados desses ambientes da UNEB, que foi totalmente migrada para a própria LEO Learning. Com isso, foi possível aumentar o sistema da tecnologia sem prejudicar a qualidade e capacidade de processamento da plataforma.

Para a professora e Dra. Tânia Moura Benevides, Coordenadora Geral da Unidade Acadêmica de Educação à Distância da UNEAD/UNEB, a inserção do Moodle nas aulas a distância melhorou a performance de todos que a utilizam. “O Moodle é uma plataforma educacional, que permite customização. Para a modalidade EAD, esse fator ajuda a engajar alunos e professores no processo de formação, aprimorando o ensino-aprendizagem. Isso porque a usabilidade da plataforma é mais dinâmica e apresenta um layout mais moderno e intuitivo. Sem contar o suporte de nível ágil e qualificado à disposição da equipe de administradores locais”, comenta.

A transformação já trouxe resultados satisfatórios. No primeiro semestre de 2021, a universidade assistiu 3.268 alunos ativos distribuídos entre 147 turmas EAD. Sem contar os 19.646 estudantes da modalidade presencial que passaram a ser atendidos no Ensino Remoto Emergencial em 1.300 salas virtuais, disponíveis apenas para a graduação. “Com a mudança também foi possível atender as salas de extensão, pesquisa e pós-graduação”, conclui Benevides.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados