Coelba descobre furto de energia em empresa produtora de água de coco, em Acajutiba

Em operação conjunta da Coelba com a Polícia Civil, realizada no município de Acajutiba, no nordeste baiano, uma empresa produtora de água de coco foi autuada por furto de energia. A fraude, que foi desativada, realizava um desvio da rede elétrica da Coelba, e fornecia de forma irregular a energia para a fábrica da empresa. Foram 108 mil quilowatts-hora recuperados, energia que seria suficiente para abastecer o município de Aporá durante uma semana ou 950 residências por um mês.

No trabalho realizado com técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), foram retirados dois metros de cabos para o desvio da energia. O valor da energia furtada foi negociado e o fornecimento de energia regularizado. O valor recuperado do desvio implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.

O alvo desta operação foi mapeado através de análises com softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação em campo. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica.

Crime e denúncias

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados