“Combater a violência doméstica é responsabilidade de todos”, diz Ireuda Silva no Agosto Lilás

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), ressaltou a importância da denúncia, da sororidade e do engajamento de parentes, amigos e vizinhos no combate à violência doméstica. A campanha nacional “Agosto Lilás” tem o objetivo de alertar para esse problema que vitima milhões de mulheres todos os anos.

“Combater a violência doméstica é responsabilidade de todos. Muitas vidas já foram salvas e milhares de mulheres já conseguiram se livrar de situações abusivas após denúncia de vizinhos e ações concretas de familiares, amigos e do poder público, que precisa reforçar cada vez mais a sua atuação”, pontua a republicana.

De acordo com a pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos disse ter sofrido algum tipo de violência ou agressão em 2020. Foram 17 milhões de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual.

Ainda segundo o levantamento, as negras e mais jovens são as vítimas preferenciais — mais de 28% das mulheres pretas disseram que sofreram agressões. “A desigualdade de renda entre homens e mulheres, intensificada pela desigualdade social, é um dos principais fatores que favorecem os contextos de violência doméstica. A violência patrimonial, por exemplo, é extremamente comum e pouco debatida, embora abra margem para violência física, abusos psicológicos e até feminicídio”, acrescenta Ireuda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados