Salvador ganhará templo sustentável projetado com traços da arquitetura colonial da Bahia

Prédio será o 13º inaugurado pela A Igreja de Jesus Cristo e contará com extensa área de preservação

Capital baiana ganhará templo sustentável construído por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento de abertura de terra – que simboliza o início das obras, do Templo de Salvador, que será construído em um terreno de mais de 18 mil m² no Loteamento Jaquaribe Sul, acontecerá em 07 de agosto, às 10h00, será presidido pelo Élder Adilson de Paula Parrella, Presidente de Área Brasil, e contará com a presença das autoridades locais. A participação presencial será muito limitada e se dará somente por meio de convite devido às diretrizes locais e restrições quanto à pandemia de COVID-19.

Os templos não são lugares comuns de adoração aos domingos para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eles são bem diferentes de milhares de capelas ou edifícios comuns no mundo inteiro usados para as reuniões de domingo. Os templos dos santos dos últimos dias são considerados casas de Deus, um lugar de santidade e paz, separado das preocupações do mundo. Os templos fornecem um local onde os membros da Igreja fazem promessas solenes e assumem compromissos com Deus. Eles também são o local onde os mais sublimes sacramentos de fé ocorrem — o casamento de casais e o “selamento” de famílias para toda eternidade.

Este será o 13º templo da Igreja no Brasil, que abriga mais de 1,4 milhão de membros no país. A área total construída será de 6.431,61 m², entre prédio auxiliar e templo – este ocupará uma área de 2.929,05 m², com desenho totalmente baseado no estilo de construção de colônia portuguesa, muito presente no centro histórico soteropolitano. Utilizando os melhores materiais, como pedras brasileiras, em harmonia com a riqueza cultural da Bahia, os motivos e temas esculpidos no granito, nas madeiras e nos carpetes, assim como aqueles representados nos vitrais que vão adornar todo o edifício, farão alusão às características da primeira capital do Brasil, com destaque para as belezas arquitetônicas e naturais da região.

Projetado para transmitir paz e pureza, a arquitetura e a estrutura do templo vão proporcionar uma experiência espiritual não apenas aos membros da Igreja que o frequentarão, mas também para todas as pessoas que moram ou transitam pelos arredores – incluindo turistas. No mesmo terreno, serão quase 4 mil m² de área de preservação ambiental e mais de 8,2 mil m² de paisagismo com extenso jardim e vegetação. Outro ponto de destaque é a sustentabilidade – os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são edifícios “inteligentes”, construídos segundo os mais avançados conceitos tecnológicos, que buscam aumentar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais. No projeto da fundação dos 18 mil m² da propriedade do Templo de Salvador, todos os sistemas vitais ao funcionamento do prédio funcionarão de maneira integrada, otimizando assim o uso de energia e de recursos hídricos a fim de preservar a qualidade da água e do ar na região em que se encontra.

Templos no Brasil

Os demais templos da Igreja em operação estão localizados em Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo. O Rio de Janeiro também possui um já concluído e logo será inaugurado. As cidades de Belém e Brasília estão com templos em construção e outros dois foram anunciados para Belo Horizonte e São Paulo Leste.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados