Candeias: Na Semana da Agricultura, Semaa realizará ações em prol aos agricultores

Durante o Mês Nacional da Agricultura Familiar, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura – Semaa, vai realizar novas ações para beneficiar as famílias dos agricultores familiares. As ações fazem parte dos trabalhos já programados para a área da Agricultura no município e estão prontas para serem implementadas.

Haverá entrega de adubos aos agricultores, em parceria com a empresa Fertimar Mineração e lançamento do Programa Horta Comunitária. Além disso, a Feira de Agricultura Familiar será realizada dia 20 de julho, no Malembá, e 28 de julho, no Paço Municipal, no Ouro Negro, das 09 às 16h, onde haverá vendas de produtos e será montado um stand de crédito rural do Banco do Nordeste.

Ações da Semaa no último semestre

Desde o início do ano, a Semaa reforçou os empreendimentos da Agricultura. No mês de março, a ação “Semente do Bem” levou 100 quilos de sementes aos trabalhadores da comunidade do Assentamento Quitéria, localizada no distrito Fazenda Mamão. Foi dado um quilo de amendoim e um quilo de milho, no total, dois quilos a 50 trabalhadores, para o plantio do mês de março, antes do período de chuva. A colheita dos alimentos foi feita no fim de junho.

No dia 19 de fevereiro, na comunidade da Petecaba, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com apoio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF, estiveram fazendo o cadastro do Agricultor Familiar para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. O cadastramento habilita o agricultor para ter acesso a benefícios do Governo do Estado e a participação de programas de fomento a Agricultura nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Na oportunidade, a Semaa atualizou o banco de dados dos produtores rurais do município.

Com vistas em buscar parcerias para os agricultores, para que esses possam ampliar os negócios, o secretário Carlos Ibiapina se reuniu com representantes do Banco do Nordeste para tratar de assuntos como incentivos financeiros para agricultores, marisqueiros e pescadores do município, e sobre possíveis facilidades de crédito, como Crediamigo para comerciantes e Agroamigo para agricultores.

O Crediamigo oferece microcrédito a todos os empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam no setor informal ou formal da economia. Enquanto o Agroamigo é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e ainda conta com orientação financeira para aplicação dos seus recursos e o progresso do negócio.

A Semaa disponibiliza ainda trator e máquina para aragem e gradeamento da terra. O serviço é feito conforme a solicitação dos agricultores à secretaria.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados