Marcelo Maia visita áreas para construção de centro gastronômico

Vereador elabora projeto para instalação de equipamento no Engenho Velho de Brotas

O vereador Marcelo Maia, líder do PMN na Câmara Municipal de Salvador visitou áreas no bairro do Engenho Velho de Brotas para a elaboração de projeto visando a construção do Centro Gastronômico Castro Alves. Maia esteve acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet.

A ideia é criar um espaço para a regularização e ordenamento do comércio informal do Engenho Velho de Brotas, assegurando a todos que hoje atuam no bairro na informalidade a continuidade das atividades, porém de maneira legal e ordenada.

Como destaca Marcelo Maia, o Engenho Velho de Brotas é um bairro tradicional, histórico, bastante populoso, com inúmeras necessidades estruturais, e que cresceu de forma desordenada.
“Com a crise da pandemia, o bairro registrou um estouro de ambulantes, como em vários outros lugares de Salvador, o que impossibilita, inclusive, a circulação das pessoas, principalmente aquelas portadoras de necessidades especiais. Além de serem também, em algumas situações, obstáculos para a circulação de veículos e atendimento de serviços públicos”, pontua.

O vereador explica que o propósito da construção do Centro Gastronômico Castro Alves é ordenar o comercio informal com dignidade, como já foi realizado em alguns bairros inclusive no centro da cidade, com pavimentação, cobertura, iluminação e lixeiras, regularizando e ordenando.

Levantamento

Durante a visita, segundo Marcelo Maia, várias situações foram apontadas para que o projeto chegasse trazendo o máximo de satisfação e aderência da comunidade. O vereador disse que será realizado um levantamento do quantitativo de ambulantes informais para a elaboração do projeto visando atender a todos, dentro de cada segmento de comércio.

“Após projeto pronto e área liberada, faremos uma reunião com todos os envolvidos visando a conscientização da utilização do espaço e campanha de estímulo à compra. Hoje, é um dos graves problemas da comunidade a utilização desordenada de áreas públicas, desrespeitando principalmente o direito de ir e vir de todos”, avalia.
Com a criação do Centro Gastronômico Castro Alves, o comércio local será aquecido, podendo inclusive, ser utilizado no turno da noite, como espera o vereador. “A área mais propícia é uma parte do Parque Solar Boa Vista, que vem sendo subutilizada como depósito de material inservível ao ar livre, colaborando para a proliferação de doenças”, pontua Marcelo Maia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados