Museu da Misericórdia participa da Semana Nacional de Museus

O Museu da Misericórdia participa, a partir desta segunda-feira (17), da 19ª Semana Nacional de Museus. evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo.

O evento será realizado virtualmente entre os dias 17 e 23 de maio com o tema “O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.

Como parte da programação, o Museu da Misericórdia exibirá postagens diárias nas redes sociais (@museudamisericordia) com imagens e legendas explicativas sobre ações de diálogo desenvolvidas pelo museu com a comunidade, incluindo pesquisa, documentação museológica, conservação, restauro, exposições e ações educativas.

Também serão exibidos diariamente vídeos curtos com depoimentos de profissionais que utilizam o museu como ferramenta de extensão da didática e promoção de processos inclusivos e participativos, a exemplo pesquisadores, museólogos, professores da educação infantil, ensino médio e cursos profissionalizantes, além de professores de educação inclusiva.

Na quinta-feira (20), às 17h, a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, irá conversar com o museólogo Paulo Nascimento, diretor do Museu do Ouro, em Minas Gerais, durante uma live com o tema “Museus do presente e as reflexões sobre o contexto da pandemia. Que futuro nos espera?”, que irá discutir os desafios dos museus para continuarem atuando e dialogando com o público neste contexto de pandemia, repensando ações realizadas e fazendo projeções para o futuro.

Segundo Osvaldina Cezar, a participação do Museu da Misericórdia neste evento também faz parte da celebração dos 15 anos da instituição, comemorados em 2021.

“Este é um evento importante para o campo museal brasileiro, pois reúne diferentes tipologias de equipamentos culturais que desenvolvem de ações norteadas pelo mesmo tema. Isto nos dá a dimensão de uma parcela da riqueza cultural existente em nosso país e de como sua produção é intensa”, observa Osvaldina.

“Para o Museu da Misericórdia estar inserido neste contexto é fundamental para ampliar o processo de divulgação das suas ações, fidelizar o público já existente e atrair novos públicos, numa perspectiva de continuar realizando ações interativas e compartilhadas, democratizando o acesso ao patrimônio musealizado e as referências históricas, sociais e culturais que o cerca”, conclui.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados