Seis bairros de Salvador recebem ações de proteção à vida

Devido ao aumento de casos de Covid-19, desde ontem (17), três bairros de Salvador voltaram a ter medidas de proteção à vida, promovidas pela Prefeitura: Lobato, Boca do Rio e São Marcos. Além destes, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano e Brotas permanecem com as ações de combate ao vírus. No primeiro dia (18), foram realizados 855 testes rápidos nesses locais – desse total, 247 tiveram resultados positivos para o coronavírus.

A dona de casa Marilene Pereira, de 57 anos, foi à Unidade de Saúde da Família (USF) Joanes Leste, no Lobato, na manhã desta terça-feira (18), para realizar o teste rápido. “Já tomei a primeira dose da vacina, mas meu filho está com sintomas de coronavírus. Eu moro na mesma casa que ele e, por precaução, optei por vir fazer o teste. Ninguém quer estar com o vírus, mas se tiver, é melhor saber para evitar transmitir”, disse.

Já Adilson dos Santos, de 49 anos, procurou a unidade após apresentar sintomas da Covid-19. “Fiquei preocupado. Estou tossindo muito, tive febre e um pouco de falta de ar, por isso decidi fazer o teste. Saber que estão realizando ações contra o vírus no lugar perto de onde eu moro me tranquiliza e deixa muito mais seguro”, afirmou.

Além da USF Joanes Leste, as testagens acontecem no fim de linha da Boca do Rio; fim de linha de São Marcos; fim de linha de Brotas; quadra poliesportiva da Praça ACM, em São Caetano; e no estacionamento da Cemel, próximo à Igreja Católica São Paulo, em Fazenda Grande do Retiro. São disponibilizados 150 testes por dia, em cada bairro, e o atendimento é por ordem de chegada, a partir das 8h.

Dinâmica – Com medidas válidas por sete dias, nesses seis bairros, além de serem realizadas testagens rápidas para detecção do novo coronavírus, também estão sendo distribuídas cerca de três mil máscaras de proteção individual diariamente. Nos locais, também há higienização e desinfecção de vias, assim como a atuação da assistência social, através do Cras Itinerante.

O secretário de Cultura e Turismo (Secult) e coordenador das ações de proteção à vida, Fábio Mota, explicou o processo para escolha das localidades. “Nós fazemos o monitoramento todos os dias, de todos os bairros da cidade, levando em consideração vários critérios. Esses dados são cruzados e encontramos a classificação dos seis piores, onde a gente realiza as ações de proteção”, afirmou.

Mota destacou a importância da iniciativa setorizada de combate ao coronavírus e ressaltou a necessidade de isolamento dos infectados. “As medidas são muito importantes. Através dos testes rápidos, nós conseguimos tirar de circulação aqueles cidadãos que estão com vírus de forma assintomática e que, de maneira inconsciente, estão transmitindo a Covid para outras pessoas”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados