UPA promove palestra para tratar dos aspectos psicológicos de quem tem câncer

Encontro acontece nesta quinta-feira (08) e será realizado com pacientes e acompanhantes da unidade de Brotas

Promover uma reflexão sobre a importância do apoio e cuidado com as pessoas que estão enfrentando o câncer. Esse é o objetivo da palestra que será realizada nesta quinta-feira (08), Dia Mundial de Combate ao Câncer. O encontro acontecerá a partir das 14h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas. A conversa, comandada pela psicóloga, do projeto UPA Acolhe do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), Daniella Fontoura será realizada com pacientes e seus acompanhantes na recepção da unidade.

Conforme a psicóloga Daniella Fontoura, o cuidado com o emocional do paciente e de seus familiares é de extrema importância durante o tratamento do câncer. “Sabemos que quando aprendemos a lidar com problemas, a insegurança e a angústia proporcionadas pela doença diminuem, e consequentemente, a possibilidade do desenvolvimento de transtornos ansiosos/depressivos, aumentando a qualidade de vida e a imunidade que é fundamental para o enfrentamento do câncer”, ressalta Fontoura, que complementa: “O objetivo é tornar essa fase menos dolorosa através do acolhimento, da escuta dos sentimentos e pensamentos ruins, da elaboração de estratégias de enfrentamento dos medos e aflições, e do fortalecimento dos vínculos familiares e consigo mesmo”.

A palestra desta quinta-feira (08) faz parte do projeto UPA Acolhe, que é desenvolvido na UPA de Brotas, unidade que é gerenciada e administrada pelo INTS. O projeto realiza de forma contínua conversas sobre temas variados da área de saúde para conscientizar os pacientes e acompanhantes

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados