Em vídeo, artistas exigem justiça pela morte de testemunha da chacina Pau D´Arco (PA)

Fernando Santos, morto em janeiro, era sobrevivente e principal testemunha do massacre de Pau D’Arco, realizado por policiais civis e militares

Artistas que defendem os direitos humanos publicaram nesta quarta-feira (03) vídeo em que cobram das autoridades públicas respostas sobre recente o assassinato de Fernando Santos, principal testemunha do massacre de Pau D´Arco.

Ocorrida em maio de 2017, no sul do Pará, a chacina vitimou 10 trabalhadores rurais posseiros, e tem como acusados pelo Ministério Público 17 policiais, entre civis e militares, que atuavam e continuam atuando na região.

Fernando foi assassinado com um tiro na nuca em 26 de janeiro deste ano. Antes de ser morta, a testemunha relatou estar recebendo recados e ameaças de policiais militares acusados do massacre. Todos os policiais denunciados aguardam julgamento em liberdade e na ativa, alguns inclusive atuando na região do crime, enquanto o processo aguarda análise de recursos.

Como forma de dar visibilidade ao caso e pressionar as autoridades pelo cumprimento de prazos de inquérito, alguns dos principais movimentos de campesinos realizaram o vídeo com a participação de artistas que integram o Movimento Humanos Direitos (MHuD), incluindo as atrizes Bete Mendes, Cristina Pereira, Virgínia Berriel e Dira Paes, e os atores Osmar Prado, Eduardo Tornaghi, Gilberto Miranda e Leonardo Vieira, além do cantor Marquinho de Oswaldo Cruz.

Com 5 minutos de duração, o filme foi construído com base em imagens de arquivo, a maioria da organização Repórter Brasil, que preparava um documentário sobre a chacina de Pau D’Arco quando ocorreu o assassinato de Fernando.

O objetivo central do filme é chamar atenção para o descumprimento do prazo legal de 30 dias para a conclusão do inquérito policial, que deveria ter sido concluído em 26 de fevereiro, além de denunciar o fato de que os acusados pela chacina aguardam o julgamento em liberdade, sem terem sido afastados dos cargos, enquanto testemunhas relatam ameaças constantes.

Além do MHuD, assinam a peça a Comissão Pastoral da Terra – CPT, a Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST e a Central Única dos Trabalhadores – CUT. Confira o vídeo:

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados