Codesal capacita integrantes da Prefeituras-bairro em ações de prevenção

Atividade marca mais uma etapa dos preparativos para a Operação Chuva 2021

Como parte dos preparativos para a Operação Chuva 2021, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-bairro iniciaram nesta segunda-feira (15/02) a “Semana de Capacitação em Ações de Prevenção”.

O objetivo é aproximar os subprefeitos e conselheiros comunitários regionais da Prefeituras-Bairro no estímulo à participação do cidadão para que possam agir em uma situação de emergência. A abertura da atividade foi realizada pelo secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Humberto Viana, e pelo diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

As atividades, envolvendo as 10 Prefeituras-bairro de Salvador, se prolongam até o dia 19/02 e incluirão módulos sobre Defesa Civil Institucional e Percepção de Risco. Foram capacitados hoje os subprefeitos e conselheiros comunitários das Prefeituras-Bairro Centro/Brotas e Liberdade/São Caetano. Amanhã (16/02) será a vez das Prefeituras-Bairro Cidade Baixa e Subúrbio/Ilhas.

Anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador, a Prefeitura de Salvador decreta a Operação Chuva que, sob a coordenação da Codesal, envolve os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil em ações preventivas.

“O trabalho integrado entre a Defesa Civil e a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro permite reforçar as nossas atividades preventivas, principalmente em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população e preservar vidas com a redução de ocorrências “, destaca Sosthenes Macêdo.

O secretário Humberto Viana acentua ser importante, quando a cidade se prepara para o período mais chuvoso, que a Prefeituras -Bairro esteja apta a colaborar com o bom desempenho das atividades preventivas da Codesal e demais órgãos. “Neste sentido estamos trazendo os nossos subprefeitos e conselheiros para serem capacitados e conscientizados, de moda a terem uma compreensão clara da importância desse trabalho, indispensável no processo de mobilização das comunidades em casos de emergência”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados