Projeto de Marta propõe inclusão no currículo educacional de estímulos pedagógicos na área da ciência para criança e mulheres

No Dia Internacional da Mulher e da Criança na Ciência, nesta quinta-feira (11), a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou um projeto de indicação ao governador Rui Costa para inserir no Documento Curricular Referencial da Bahia o fomento de estímulos e práticas pedagógicas que visem a participação feminina, especialmente das mulheres negras e das comunidades tradicionais, nas áreas de inovação, ciência e tecnologia.

Para Marta, faz-se necessário participação de mulheres parlamentares na cobrança e construção de políticas públicas pela paridade de gênero em todas as áreas, principalmente na ciência, e em um cenário em que a pandemia evidenciou o trabalho de mulheres cientistas, apesar da pouca visibilidade e inclusão.

“Estamos num momento em que a ciência está cada vez mais evidente, diante da pandemia, que nos mostrou mais uma vez a importância dela para salvar vidas. Quem sequenciou o genoma do Covid pela primeira vez foi uma cientista baiana, negra, formada em nossa terra, Jaqueline Goés, que tem sido uma inspiração para que mulheres quebrem barreiras e ocupem a posição que merecem na ciência, atualmente ocupado por mais negros”, disse.

Ainda conforme a vereadora, com a pandemia, os centros de pesquisa científicas se tornaram mais conhecidas pela população, que voltaram seus olhares para a resolução da pandemia no Brasil.

“Vimos o quanto as mulheres estão nesse processo salvando vidas. O Instituto Butantan, em São Paulo, tem mais de 70% do seu corpo de cientistas formado por mulheres. Na Ufba, temos várias mulheres À frente de pesquisas, na Fiocruz também. Importante lutar pelo reconhecimento e por mais inclusão desde cedo nas escolas” destacou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados