Marta diz que liberação da Sputnik é vitória de Rui após pressão no STF: ‘Acreditou e partiu pra cima”

Para a vereadora do PT, com a chegada de mais uma vacina ampliam-se os horizontes nas discussões sobre vacinação de população de rua, de professores e retomada de aulas

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a liberação da Anvisa para a aquisição da vacina Sputnik é mais uma dose de esperança para a população baiana e soteropolitana, além de demonstrar o compromisso e agilidade do governador Rui Costa (PT) no combate à Covid 19.
“A liberação da aquisição ocorre logo após o governo da Bahia partir pra cima para salvar vidas e garantir a saúde pública. Rui acreditou na Sputnik, entrou com uma ação no STF para que o Estado pudesse fazer a compra direta do imunizante. A postura do governador tem sido essa, de não ficar atrás ou na dependência de um governo federal que tem se mostrado negacionista e genocida com demora e ausência de ações’, disse.

Para Marta, com a chegada da Sputnik na Bahia e a continuidade da vacinação como vem ocorrendo, ampliam-se os horizontes para questões que ela considera prioritárias, como a vacinação da população em situação de rua, dos professores e a discussão sobre a retomada das aulas. “Quanto mais vacinas, educadores e professores vacinados, mais perto fica o retorno das aulas, claro que seguindo o plano de retomada que deve ser estabelecido pelas gestões em discussão com professores, gestores, secretarias e sociedade civil”.

A vereadora diz estar esperançosa para que a Bahia continue, conforme a secretaria de Saúde, com os menores índices de mortalidade do país. “A Bahia tem a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 no país. Precisamos continuar nesse caminho e pensar nas pessoas prioritárias e mais vulneráveis como a população de rua. Apresentei projeto de indicação ao Estado e ao Município solicitando a inclusão das delas na lista de prioritários, devido ao alto grau de vulnerabilidade a qual estão expostas, com 5 a 10 vezes mais chances de serem contaminados”.

Conforme a vereadora, é importante também coibir os chamados “fura filas”. “Esta semana protocolei na Câmara o projeto de lei para proibir pessoas que furam filas de vacinação, usando de influências, de serem contratadas pela prefeitura ou realizarem concurso público”, informou.

A líder da oposição afirma, ainda, que os números da Covid na Bahia refletem a eficácia do plano de combate do governo desde o início da pandemia, com ações em conjunto também com a prefeitura de Salvador. “Os dados do Ministério da Saúde apontam que a cada 100 mil habitantes, uma média de 68,2 pessoas vão a óbito, colocando o estado atrás do Maranhão, que registra 66,5 mortes a cada 100 mil habitantes, o menor índice do país”, declarou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados