Documentário resgata histórias e narrativas da Festa de Iemanjá

Carregado de imagens, narrativas e histórias de uma das maiores festas populares do Brasil dedicada a um orixá, o documentário “Festa de Iemanjá” terá sua primeira exibição na TV aberta, na TVE, no nesta terça-feira (2), às 20h30 e 23h. Além disso, estará disponível no canal do YouTube da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Com roteiro e direção da cineasta Fabíola Aquino, o documentário possui apoio da FGM, dentro das ações de Salvaguarda da Festa de Iemanjá. A obra congrega adeptos de todo mundo, pescadores, moradores do Rio Vermelho, devotos e pesquisadores que apresentam depoimentos a partir de variadas perspectivas da manifestação religiosa.

“Festa de Iemanjá” traz depoimentos de quem acompanha o evento desde o século passado e de novos adeptos. Resgata, por exemplo, informações sobre o surgimento das devoções à rainha das águas e a mitologia sobre Iemanjá, considerada a mãe de todos os orixás, também conhecida por sereia, Janaína, Marabô, Inaé, Senhora das Cabeças e Dandalunda.

“Acredito que o documentário vem para ocupar a lacuna do que é a experiência da Festa de Iemanjá, que acontece no bairro do Rio Vermelho. Essas experiências foram registradas de forma detalhada na festa de 2020. Ou seja, abordamos como essa tradição ocorre há quase 100 anos”, conta Fabíola.

Sinopse – “Festa de Iemanjá” narra o surgimento, há quase um século, dessa manifestação da cultura de Salvador. É organizada e protagonizada por pescadores, pelo povo de santo do candomblé, da umbanda, outras religiões e, inclusive, ateus, no bairro do Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro.

O filme traz as transformações, pertencimentos e a salvaguarda da louvação à divindade de matriz africana, em crescente visibilidade da cultura ancestral. Em 2020, a celebbração obteve registro especial como patrimônio imaterial de Salvador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados