Codesal capacita técnicos da Prefeitura em ações preventivas

O engenheiro da Codesal, César Belo, conduziu na tarde desta segunda-feira (01/02), no auditório do órgão, capacitação para profissionais da diretoria de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e do programa Morar Melhor. Na oportunidade, foram apresentados conceitos de defesa civil institucional, envolvendo atividades preventivas e educativas, focadas em percepção de risco e no estímulo da ação de voluntários em suas comunidades. Ao todo, 30 técnicos participaram da apresentação.

Ao abrir o encontro, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou a importância dos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) e das demais unidades da Prefeitura conhecerem os propósitos da Defesa Civil para atuarem em sintonia com o órgão tanto em ações preventivas quanto de gerenciamento de risco”.

O diretor de Serviços de Iluminação Pública da Semop, Antônio José da Cruz Junior Magalhães, destacou que a capacitação resultou em “importante integração em favor da cidade do Salvador, que se traduzirá em maior eficiência no atendimento da iluminação pública e o apoio da nossa área nas emergências da população”.

A diretora do Morar Melhor de Salvador, Cláudia Cavalcanti, por sua vez, acentuou a necessidade de implementar a parceria com as atividades protetivas da Defesa Civil de modo a orientar a população, principalmente as comunidades que vivem nas áreas mais carentes da capital. “Acredito que os técnicos que atuam em campo, como é o caso do Morar Melhor, devem reconhecer a importância de atuarem no sentido identificar riscos e contribuir com as ações da Codesal”, disse.

“Nosso objetivo foi passar uma visão global das atividades da Codesal para esses técnicos da Prefeitura de Salvador. São profissionais que atuam em campo e, com um olhar mais voltado para as ações de defesa civil, poderão sinalizar problemas e alertar a população”, pontuou César Belo.

Entre os temas abordados, o engenheiro explicou que o conceito de proteção e defesa civil envolve o conjunto de ações preventivas, de auxílio, assistenciais, reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.

“A Codesal atua diuturnamente com o objetivo de reduzir os riscos e possíveis danos sofridos pela população em caso de ocorrências, adotando protocolos preventivos que envolvem previsão de risco climático, ações educativas e intervenções nas áreas de encostas como a aplicação de geomantas”, explicou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados