Codesal certifica 15 voluntários do Projeto Nupdec Mirim em Mamede

A Codesal certificou hoje (28/01) mais 15 crianças que cursaram a capacitação para a formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim) em Mamede, Alto da Terezinha (Subúrbio Ferroviário), realizada na Escola Municipal Santa Terezinha.

No último dia 20/01, foram certificadas 15 crianças da turma inicial do Nupdec Mirim formada no Arraial do Retiro. Uma nova turma, desta feita em Bosque Real, será iniciada na terça-feira (02/02).

O Nupdec Mirim é um projeto novo, implantado pelo governo do prefeito Bruno Reis e da vice Ana Paula Matos, voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador.

O Núcleo visa formar voluntários integrantes do público infantojuvenil para atuarem nas áreas de risco e na prevenção de acidentes em suas regiões.

No decorrer da capacitação, busca-se melhorar a percepção das crianças para fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, contribuindo para a redução das ocorrências.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a importância do projeto Nupdec Mirim para a percepção e redução de riscos nas comunidades, uma prioridade do prefeito Bruno Reis. “Vocês agora são parceiros e multiplicadores das práticas preventivas da Defesa Civil”, destacou.

Devido a pandemia e da suspensão das aulas, o projeto Nupdec Mirim surge como alternativa ao Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). Segundo a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café, “nosso objetivo com o projeto Nupdec Mirim é levar conhecimentos sobre defesa civil aos alunos do curso fundamental da rede pública, tornando-os multiplicadores das ações da Defesa Civil”.

Em 2020 um piloto do projeto na comunidade de Nova Direta do Lobato, em Boa Vista do Lobato, e que serviu de base para sua adoção este ano.

Participaram da entrega dos certificados o subprefeito do Subúrbio e Ilhas, Marco Aurélio Elpídio, a diretora da Escola Municipal Santa Terezinha, Ana Cristina Rosario Lima e a vice diretora Cleide Carla Carmo dos Santos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados