Escola do Legislativo de Salvador traça planos para 2021: ‘Continuaremos promovendo cursos e capacitações que aproximam a sociedade e servidores do funcionamento da Casa”, diz Marta Rodrigues

A vereadora do PT e diretora da Escola se reuniu na manhã desta quarta (20) para definir a continuidade das atividades

Uma reunião da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, da Câmara Municipal de Salvador, definiu, na manhã desta quarta-feira (20), as estratégias e planejamento de atividades para o ano de 2021. O encontro contou com a diretora da Escola, vereadora Marta Rodrigues (PT), a assessora Socorro Normanha, o diretor administrativo da Câmara, Adriano Gallo e a nova coordenadora pedagógica da Escola, a servidora Ademária Araujo da Silva.

“Vamos dar continuidade às atividades da Escola, com cursos de capacitação, de aprimoramento dos instrumentos democráticos para os servidores da Casa e setores da sociedade civil como temos desenvolvido desde 2017, quando a escola foi criada”, destacou a vereadora Marta.

As atividades da escola, em 2020, aconteceram de forma virtual, com seminários, oficinas e cursos. “Este ano, diante da pandemia, com o decorrer da vacinação, vamos continuar com as atividades virtuais e intercalar com as presenciais quando for possível”, frisou Marta.

Recentemente, a Escola promoveu remotamente o Seminário “Direitos Humanos e Cidade: a defesa da vida e do trabalho durante uma pandemia, que reuniu o legislativo de Salvador, a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e Clínica de Direitos Humanos da da UFba.

Também promoveu o Webinário junto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), antes das eleições de 2020, para capacitação de assessores e possíveis candidatos sobre prestação de contas eleitorais, ministrado por Geomário Lima Silva Filho, especialista em Direito Eleitoral.

A assessora Socorro Normanha destacou, dentre as atividades desenvolvidas em 2020, a Semana Universitária, que levou estudantes da rede pública uma imersão no ambiente legislativo, propiciando a discussão e conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos pela Casa, e o lançamento da 2ª edição do Livro “Olhares sobre a cidade”, desenvolvido pela Escola com a coletânea de artigos vereadores e vereadoras, além de servidores, professores e colaboradores=.

Cursos – Além das já citadas, a Escola promoveu atividades desenvolvidas como Curso de capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações (MROSC), em parceria com o professor Danilo Uzeda, da Universidade federal da Bahia; o curso de capacitação sobre Orçamento Público e Controle Social com apoio da Controladoria Geral da União e do professor Cláudio André, da Unilab.

“Vamos continuar buscando parcerias cada vez mais sólidas para cumprir com o objetivo da escola, de se tornar um instrumento de promoção da democracia, com cursos e capacitações sobre questões ligadas ao legislativo e ao poder público, aproximando a população das gestões e promovendo participação popular nas decisões”, destaca Marta.

Já a coordenadora pedagógica Ademaria Araujo e a assessora Socorro Normanha pontuaram que darão continuidade às tratativas, já iniciadas, de acordos de cooperação com a Uneb e a Ufba, e a realização do Parlamento Jovem. “Temos um diálogo para a promoção de pós-graduação para os servidores da Casa e daremos continuidade a este projeto com apoio das instituições democráticas”, afirmaram.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados