Diversão de Verão 2021 totalmente virtual começa nesta sexta (15)

O ano é 2021 e o cenário é de adaptação em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No caso da arte, as atividades tiveram que ser expandidas para o ambiente virtual, e é com esse mote que a quinta edição do Diversão de Verão vai ser realizada a partir desta sexta-feira (15): transmitida através da internet.

A programação gratuita é promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) nos espaços culturais administrados pela autarquia. A produção em cada um desses locais é resultado do edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, lançado pela FGM e que selecionou cinco projetos culturais para ocupação e dinamização desses espaços.

Na Casa do Benin (Pelourinho), quem está à frente das atrações é a Simples Produções Artísticas, em parceria com o Afrochef Jorge Washington e sua Culinária Musical. Já o Café Teatro Nilda Spencer (Barroquinha), as atividades serão realizadas pelo Coletivo Gastrocultura, com o projeto Alimento da Alma. No Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre), a programação foi desenvolvida pelo grupo Teca Teatro e Outras Artes, em parceria com o Retrate, com o projeto Olhar 360°.

Já no Espaço Cultural Boca de Brasa CEU de Valéria (Lagoa da Paixão/Nova Brasília de Valéria), as atrações resultam da proposta do Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio), com o projeto Remonta. Por fim, no Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras o comando é do Coletivo 4, com o projeto Coletivizando Cajazeiras.

Subúrbio – Para abrir a temporada de janeiro com muita diversão, na sexta-feira (15), às 19h, o Boca de Brasa – Subúrbio 360 apresenta o edição Olhar 360° – Palco Aberto Boca de Brasa, ao vivo, no Canal do YouTube da FGM (www. youtube. com/ channel/ UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg/featured). A apresentação é de Terezinha Passos e Uz Cavalcante e participações de Nininha Problemática, Brenda Cruz, Bruno Mezenga e Ral.

Cajazeiras – No Boca de Brasa – Cajazeiras, de 15 a 25 de janeiro, estarão abertas as inscrições para as oficinas virtuais de Formação em Audiovisual e de Produção Cultural. Os links estarão disponíveis no Instagram do Boca de Brasa (@ espacosbocadebrasa). Serão 30 vagas para cada, destinadas ao público em geral, com idade mínima de 16 anos. As aulas acontecerão a partir do dia 8 de fevereiro, sempre às segundas e quartas, das 14 às 17h, para a Oficina de Audiovisual; e terças e quintas, das 14 às 17h, para a Oficina de Produção Cultural.

Casa do Benin – Já a Casa do Benin está com inscrições abertas para as Oficinas Culinária Musical, projeto criado pelo ator e produtor cultural Jorge Washington, o Afrochef, que retoma as edições com formato 100% virtual. Tudo poderá ser acompanhado pelo YouTube da FGM entre os meses de fevereiro a junho e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 29 de janeiro, por meio do link https:// cutt. ly/ oficinasCulinariaMusical .

A Oficina Culinária Afetiva, com Jorge Washington, será realizada às terças e quintas-feiras, das 15h às 18h. Já a Oficina Culinária Vegana acontecerá sob o comando da chef, ativista e afroempreendedora à frente do Rosas do Dendê, Daiana Lima, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h. A carga horária é de 160h e haverá certificação aos participantes.

Valéria – No sábado (16), às 16h, no Boca de Brasa – CEU de Valéria, acontece o Palco Aberto Boca de Brasa, que funcionará como uma vitrine para a abertura oficial do Boca de Brasa – Remonta. O projeto é realizado pela Múltipla – Ideias e Ações Culturais e Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio e traz, de modo virtual, os artistas Zeus Rapper, Lucas Lirio, Adriano Copis, Elaine Brasil e Berenici Faxineira, além dos grupos Artividance e Sexy Bitches.

A apresentação fica por conta de Fabricio Cumming, que também fará um bate papo com a Miss Subúrbio Gay 2020 – Luna Martins / Jonatas Bento. A atividade será transmitida ao vivo no canal do YouTube da FGM.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados