Após meses, taxas de juros sobem em dezembro

Desemprego, alta da inflação, alta dos juros e inadimplência são alguns fatores que contribuíram para as elevações

De acordo com a Pesquisa de juros da ANEFAC, as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em dezembro de 2020. Isso acontece depois de meses de queda. Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente de estudos e pesquisas da ANEFAC, as elevações podem ser atribuídas ao aumento dos juros futuros, a expectativa de novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação maior e devido a provável elevação dos índices de inadimplência.

“Essa provável inadimplência pode ocorrer por causa do fim das carências nos empréstimos (pausas e carência nas negociações de dívidas), ao desemprego elevado, que acontece no Brasil, ao fim do pagamento dos auxílios emergenciais (feitos pelo governo), ao aumento da inflação e seus efeitos na renda, e, por fim, a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito”, aponta Oliveira.

Para os próximos meses, Oliveira, acredita que, tendo em vista a piora do cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é que as taxas de juros possam continuar em alta nos próximos meses. “Mas algumas ações do Banco Central podem amenizar estas altas como redução de impostos, compulsórios e reduções da Taxa Básica de Juros”, diz.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados