Praias estão liberadas aos sábados mas algumas com restrições

A tão esperada liberação das praias aos sábados, em Salvador finalmente foi anunciada pela prefeitura , juntamente com novas medidas de flexibilização. Praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência muito disputadas, já estão na mira da população. Parques municipais também poderão funcionar e quem frequenta academia poderá realizar seus exercícios por mais de uma hora, com agendamento.

Lembrando que as praias do Buracão, Paciência (ambas no Rio Vermelho) e Porto da Barra, ficaram oito meses fechadas por conta das ações restritivas para o controle da disseminação da Covid-19. No caso da praia do Porto da Barra, ela funcionará de terça a sábado. A mesma regra vale para as de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã.

“Eu trabalho durante a semana e curto muito vir à Praia. Claro que estou realmente muito animada em poder voltar ao Porto da Barra. Esse sol todo,calor a gente quer pegar uma cor e se refrescar”, diz a publicitária Erika Queiroz frequentadora do Porto da Barra.

A advogada Cristina Nunes também está se programando para desfrutar das praias a partir da semana que vem, “como moro no Rio Vermelho meu destino será Buracão. Aos poucos vamos retornando a nossa rotina.”

As medidas foram anunciadas ontem , sexta-feira (13), durante entrega de obras no subúrbio da capital baiana. A liberação começa a valer a partir de segunda-feira , 16, a liberação aos sábados vale para praias e parques públicos. “As praias que estavam funcionando de segunda a sexta, ou aquelas de terça a sexta, passam a funcionar de segunda a sábado ou de terça a sábado. As praias que estão fechadas na segunda, não mudam. Domingos e feriados ainda não vamos abrir. Vamos ver como as coisas avançam, mas por enquanto ainda não”, disse o prefeito ACM Neto.

Desta forma, as praias do Buracão e da paciência no Rio Vermelho, vão funcionar de segunda a sábado e do Porto da Barra, de terça a sábado, “especificamente sobre o Porto da Barra, que tem uma faixa de areia muito estreia e é uma das praias mais demandadas da cidade, nesse primeiro momento vamos abrir, mas não serão permitidos ombrelones, mesas, cadeiras e comercialização de produtos”, esclareceu Neto.

Além das medidas das praias foi anunciado ainda, que: o elevador Lacerda, que reabriu em agosto e estava funcionando de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 8h às 17h, agora vai operar de segunda a sábado até 22h; restaurantes, bares e lanchonetes, poderão ofertar o serviço de rodízio; clínicas odontológicas, estética e autoescolas vão funcionar das 8h às 19h; cursos livres poderão funcionar até 22h; bares e lanchonetes nos clubes sociais também poderão voltar a funcionar aos sábados, respeitando a limitação de 30% dos associados. O tempo máximo de 1h de permanência dos alunos nas academias de ginástica foi revogado. O prefeito enfatizou que as regras anteriores permanecem como os cuidados de higiene, distanciamento e agendamento para ir à academia.

Em relação ao Elevador Lacerda, a prefeitura informou que, no local, os usuários contam com aferição da temperatura, higienização das mãos com álcool a 70% e organização da fila com distanciamento de 1,5 metro entre os passageiros. O acesso ao elevador só é permitido apenas para pessoas que estiverem fazendo o uso de máscaras. Há, ainda, presenças de sinalização para distanciamento entre as pessoas e de barreira física de proteção aos ascensoristas dentro das cabines. O ascensor segue funcionando com 30% de sua capacidade, ou seja, seis pessoas por cabine, e o valor da tarifa continua R$0,15.

Canal do Paraguari

O prefeito Neto inaugurou na ocasião dos anúncios, a primeira etapa do novo Canal do Paraguari , em Periper, subúrbio de Salvador. As obras no canal envolveram urbanização e macrodrenagem do Rio Paraguari. Nessa primeira fase, de acordo com a prefeitura, foram investidos quase R$18 milhões.

Toda obra foi realizada sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A bacia hidrográfica do Rio Paraguari está inserida em Salvador e abrange parte da região do Subúrbio Ferroviário, com área de aproximadamente 4,8 km², e drena bairros como Nova Constituinte e Periperi, densamente ocupados.
(Tribuna da Bahia) Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados