Centro do Empreendedor Municipal reforça atendimento virtual durante a pandemia

O Centro do Empreendedor Municipal (CEM), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), retomou as atividades no mês de abril. Para evitar aglomeração e manter o distanciamento social, os atendimentos são realizados através do telefone ou e-mail. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para apoiar o empreendedor individual, micro e pequeno empreendedor, oferecendo ferramentas que potencializam seu negócio.

Durante o período de pandemia, muitos empreendedores passaram por dificuldades ou tiveram que se reinventar por conta do cenário atual. No entanto, o CEM acompanhou diversas situações, orientando por e-mail e nas redes sociais as obrigações do microempreendedor individual.

De acordo com a supervisora do CEM, Daiane Moreira, depois da retomada das atividades econômicas em Salvador, são efetuadas, diariamente, mais de 20 atendimentos. “No começo da pandemia, os atendimentos caíram. Após a retomada das atividades econômica, o fluxo aumentou, fazendo com que crescesse a procura pelo serviço de regularização”, diz.

O espaço oferece diversos serviços gratuitos, como, orientações, formalização de cadastro nacional da pessoa jurídica, declaração anual de faturamento e emissão de documento de arrecadação do simples nacional. “Funcionamos como uma espécie de mini SAC Empresarial Municipal, onde a intenção é que o contribuinte efetue desde a formalização até a emissão de alvará necessário para cada tipo de negócio”, explica Daiane.

Para obter atendimento ou tirar dúvidas sobre o como fazer abertura de CNPJ, é necessário entrar em contato através do e-mail cem @ salvador. ba. gov. br ou pelo telefone (71) 3202-2002. Fotos: Bruno Concha/Secom

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