Iluminando Nosso Bairro garante economia, eficiência e ajuda na segurança

O programa Iluminando Nosso Bairro chegará a 100 bairros de Salvador até dezembro. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), viabiliza a instalação de luzes em LED mais potentes, que servem de reforço para contribuir com a segurança da população, além de possibilitar redução nas tarifas de consumo, gerando ainda mais economia aos cofres públicos. O sistema de energia possui vantagens notórias quando comparado com os outros modelos, principalmente nos quesitos eficiência luminosa e energética, qualidade e durabilidade. Até o final do ano, 75 mil postes em Salvador terão luz em LED.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública de Salvador, Júnior Magalhães, com o Iluminando Nosso Bairro a Prefeitura mudou a concepção de iluminação pública na cidade. “Antigamente, se investia na via principal e nas avenidas. Com a chegada do programa, temos promovido a democratização desta tecnologia, modernizando a iluminação de todo o bairro, levando luz em LED para todos os becos, logradouros e vielas das regiões beneficiadas, inclusive com instalação de novos postes”, assinala.

Entre as vantagens do LED está a eficiência que pode atingir de 50 a 100 mil horas de operação, enquanto que suas concorrentes ficam em torno de 30 mil. Isso faz com que os custos de manutenção sejam muito menores. Além disso, as luminárias de LED podem ser facilmente controladas à distância, através do sistema de telegestão – reduzindo os custos operacionais – e não necessitam esquentar para acender, nem resfriar para reacender, como as lâmpadas de descarga.

Sem qualquer distinção, o programa leva a tecnologia para os bairros mais periféricos e também à zona nobre da capital. Mesmo com um cenário de pandemia, a meta de chegar em 100 bairros até o final da gestão atual. Para isso, a Prefeitura, lançou mão de um edital de aquisição de luminárias por meio de registro de preço, visando diminuir os custos e poder atender o máximo possível das demandas da cidade.

“Além de uma maior qualidade de iluminação, as luzes em LED causam uma maior sensação de segurança e também ajudam na valorização dos bairros da cidade, seja ele periférico ou em zona nobre”, afirma Magalhães. Segundo o gestor, antes da implantação das luzes em LED, as equipes da Dsip, compostas por engenheiros e eletrotécnicos, fazem uma visita a campo para estudar a necessidade de cada localidade. “É verificada a quantidade de luzes, e a necessidade de instalação de novos postes”, explica, lembrando que a tecnologia chega a reduzir o consumo em 50%, gerando grande economia aos cofres públicos.

Balanço – As três últimas localidades que receberam o programa foram Arenoso (691 novos pontos de luz em LED, espalhados por 145 ruas), a Santa Cruz (942 pontos em 141 logradouros) e Vale das Pedrinhas (268 pontos espalhados por 47 ruas). Um dos critérios para a implantação do programa é a avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando localidades mais periféricas e com percentuais mais baixos.

Nos últimos dois meses, a iniciativa beneficiou também as comunidades do Alto das Pombas, Pau da Lima (1.211 pontos espalhados por 182 ruas), Lapinha (onde foram colocados 254 pontos distribuídos por 47 vias) e o Cabula VI (com instalação de 746 pontos em 49 ruas). De janeiro a junho deste ano, a Dsip já executou a modernização em 822 logradouros, com a substituição de 8.106 pontos. As melhorias também foram executadas no Barbalho, Barra, Comércio, Lapinha, Palestina, Pau da Lima, Pau Miúdo e Pituba. Outros 43 bairros estão em execução no programa, totalizando 13.598 pontos em LED.

Em 2019, o programa contemplou 893 logradouros com o total de 5.925 pontos em LED, incluindo localidades como Bairro da Paz, Calabar, Liberdade, Pernambués, São Caetano, Valéria e Nova Constituinte.

Bairros que já estão 100% em LED: Santa Cruz Vale das pedrinhas Bairro da Paz Barbalho Barra Calabar Comércio Lapinha Piedade Palestina Liberdade Pau da Lima Pau Miúdo Pernambués Pituba Cabula VI São Caetano Valéria Nova Constituinte Arenoso Arraial do Retiro Boa Viagem Bonfim Campinas de Pirajá Engomadeira Marechal Rondon Mares Monte Serrat Uruguai Cajazeiras II E mais 49 bairros estão em execução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados