‘Prometo não dividir, mas unificar. É tempo de curar’, diz Biden

Eleito presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden destacou neste sábado (7), no discurso após o anúncio da vitória, que pretende unir o país e conquistar a confiança do povo. Biden também pediu “cooperação” do Congresso. O evento ocorre em Wilmington, cidade no estado de Delaware onde ele vive e por onde ele se projetou na política do país.

“Prometo ser um presidente que não busca dividir, mas unificar. Alguém que não vê os estados vermelho e azul, mas sim Estados Unidos. E que trabalhará de todo o coração para conquistar a confiança de todo o povo.”

Biden, ao chegar para o discurso, foi recebido com um “buzinaço” — o evento ocorre em formato “drive thru” para evitar o espalhamento do coronavírus (leia mais no fim da reportagem). Ao iniciar a fala, ele agradeceu pela votação: 74 milhões de votos, um recorde na história dos EUA.

“Eu preciso admitir que fui surpreendido hoje à noite ao ver em todo o país, todas as cidades, todas as partes do país, inclusive no mundo todo, uma explosão de alegria, de esperança e de fé renovada. E amanhã será um dia melhor”, disse Biden.

O presidente eleito também pediu união e que os eleitores de Donald Trump, derrotado na tentativa de reeleição: “abandonem a retórica agressiva”.

“A todos vocês que votaram no presidente Trump: eu entendo a frustração de vocês. Eu perdi algumas vezes. Vamos dar uma chance um ao outro”, declarou Biden.

Sobre a pandemia, o democrata afirmou que começará na segunda-feira a discutir um plano de combate à Covid-19 a ser discutido até a posse, em 20 de janeiro. A doença já matou mais de 237 mil pessoas nos EUA.

Biden disse ainda que os EUA passam por momentos de inflexão, quando a população toma decisões difíceis sobre quem é e o que quer ser, e lembrou ainda a participação na história do país dos ex-presidentes dos EUA Franklin D. Roosevelt e Barack Obama.

“Pessoal, nós estamos em um ponto de inflexão, temos a oportunidade de derrotar o desespero, de construir uma nação próspera com propósito, podemos fazer, eu sei que nós podemos. Eu falei muito sobre a luta pela alma da América, precisamos restaurar a alma da América”, afirmou.(Tribuna da Bahia) Foto: arolyn Kaster / AP Photo

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados