Programa Recomeçar oferta capacitação profissional para população vulnerável

A assinatura do contrato de parceria entre a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) originou uma importante ação para ofertar alternativas concretas de retomada econômica para a população em situação de vulnerabilidade que sofreu impactos sociais em função da pandemia. Trata-se do Programa Recomeçar Sempre, que irá proporcionar a realização de cursos, na área de gastronomia, a partir do dia 9 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima.

Esse programa será realizado no espaço multifuncional, para ofertar capacitação, insumos e acompanhamento socioassistencial para as famílias referenciadas nos equipamentos de assistência social do município, como forma de promover geração de renda e autonomia financeira.

Quando finalizarem os cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador para oferta de orientação sobre boas práticas de higiene.

Participará das primeiras turmas um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do auxílio moradia; indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (restaurantes populares); além de assistidos pelos equipamentos socioassistenciais (Cras, Creas, Centros POP, UAIs) e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos.

“Acreditamos que, por meio da qualificação e formação profissional, podemos, sim, contribuir para as pessoas em vulnerabilidade social possam descobrir e desenvolver novas habilidades, e que a partir da comercialização dos produtos feitos por eles, possam começar a gerar sua própria renda. O Recomeçar Sempre é sinônimo de autonomia”, disse a secretária da Sempre, Juliana Portela.

Neste programa estão sendo investidos cerca de R$40 mil este ano, para a implementação das cinco turmas de cursos de preparos de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas, preparo de bolos tradicionais, com 20 alunos cada, que poderá receber alunos com deficiência, pois contará com interprete de Libras.

Para a realização das aulas serão seguidos todos os protocolos municipais para cursos livres como aferição de temperatura, higienização dos espaços, utilização de aventais e máscaras descartáveis e distanciamento social.

Marina de Almeida, diretora regional do Senac, ressaltou que “uma parceria com a Prefeitura é sempre bem-vinda”. “Nós trabalhamos em uma sintonia muito grande para atender ao público carente, principalmente nesse momento, para que as pessoas melhorem sua autoestima, consigam uma profissão, e possam sair da situação de pobreza. Geralmente, são pessoas muito simples, muito carentes e que quando têm oportunidades como a que o Senac e a Prefeitura estão dando, com certeza, vão ter mais sucesso, serão mais felizes e vão ter uma renda própria”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados