Produtores de Teolândia são beneficiados com 619 cadastros ambientais rurais

Os pequenos produtores de Teolândia receberam, nesta quarta-feira (14), um total de 619 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), por meio de uma cerimônia virtual, com a participação do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; do secretário de Relações Institucionais em exercício, Jonival Lucas; e de representantes do município. O valor investido pelo Governo do Estado foi de mais de R$ 46 mil.

“A Serin é parceira e dá total apoio à Sema e ao Inema na entrega dos títulos de regularização das terras dos pequenos produtores rurais. Com o Car/Cefir, o agricultor está apto para solicitar crédito agrícola e desenvolver sua produção, contribuindo com a economia não só do seu município, mas também do Estado”, disse Jonival Lucas.

João Carlos Oliveira destacou que “aqui na Bahia, o Car/Cefir representa o esforço do Governo do Estado para o fomento da agricultura e a preservação do meio ambiente. O grande produtor e o empresário do agronegócio podem contratar um técnico para fazer a documentação obrigatória, mas o pequeno agricultor não tem condições, por isso essa entrega se faz tão importante. Estamos dando oportunidade aos agricultores familiares de regularizarem suas terras, além de fortalecer a gestão ambiental no Estado”.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Na Bahia, o CAR corresponde ao Cefir, que inclui mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. Foto: Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados