G10 das Favelas promove ações de impacto social no Maranhão

O G10 das Favelas realiza nesta quinta-feira (8) o primeiro Encontro Nacional de Líderes e Instituições Sociais, em Coroadinho, no Maranhão. O evento Empodera Favela SLZ, irá reunir líderes sociais para compartilhar as vivências das ações de combate à pandemia do COVID-19.

O início do encontro contará com a apresentação cultural do Projeto Esportivo Cultural Tijolinho Negro, logo após, terá a 1º mesa de abertura: iniciativas que impactaram a periferia durante a pandemia. A mesa conta com o G10 das Favelas, Mutirão do Bem Viver, Coletivo Mulheres Negras, ONG Mulheres em Ação e Justiça na Comunidade.

Junto com o G10 das Favelas, as iniciativas de negócio de impacto social Costurando Sonhos e Emprega Comunidades, também irão fazer parte do Empodera Favela SLZ. As idealizadoras da iniciativa Costurando Sonhos, Suéli Feio e Maria Nilde, fazem apresentação e a idealizadora do Emprega Comunidades, Rejane Santos realiza a entrega de cestas básicas para a ação Adote Uma Diarista.

Sobre o G10 das Favelas

O G10 das Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G-7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas. A exemplo dos grandes blocos econômicos, o G-10 tem encontros regulares e termos de cooperação para que exista uma colheita de dados, acompanhamento das ações propostas e que seja mensurado o real impacto social e crescimento gerado pelo Bloco e seus parceiros. A ideia do G-10 é inspirar o Brasil inteiro a olhar para a favela, tornando as Comunidades grandes Polos de Negócios, atrativo para Investimentos de forma a “transformar a exclusão em Startups e Empreendimentos de Impacto Social” de sucesso.

Costurando Sonhos Brasil

Criado em 2017 por Maria Nilde e Suéli Feio, a Costurando Sonhos Brasil surgiu como um curso de capacitação, uma forma de ajudar mulheres em situações de extrema vulnerabilidade social, muitas delas, inclusive, em situação de violência doméstica. Por meio do programa, mulheres que antes não tinham renda e se sentiam dependentes de seus parceiros, passaram a ter a própria renda e sua independência financeira por meio da formação em cursos de capacitação em corte e costura. O que começou pequeno, apenas como um sonho de ajudar essas mulheres, que inclusive passaram a trabalhar para a marca, é hoje um negócio de projeto social de destaque não só em Paraisópolis, onde surgiu, mas também em outras comunidades do país, onde a iniciativa chegou. Além de gerar renda para mulheres da comunidade, a iniciativa defende a preservação do meio ambiente, já que reutiliza materiais de descarte da indústria para a produção de suas peças, promovendo assim, a sustentabilidade.

Emprega Comunidades

Fundado em 2017, o Emprega Comunidades, o negócio de impacto social surgiu com o intuito de empregar os candidatos moradores das favelas do Brasil. A iniciativa é uma ponte entre as empresas e os candidatos e tem papel fundamental em ajudar empresas que assumiram o compromisso em promover ações e projetos que contribuam com as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis) e transformar a vida dos candidatos das favelas promovendo a recolocação no mercado de trabalho.

Serviços:

G10 das Favelas leva negócio de impacto social para o Maranhão

Data: Quinta-feira – 08 de Outubro de 2020

Horário: Das 9h às 15h

Local: Salão Paroquial da Igreja N.S. da Conceição Coroadinho

Endereço: R. Sete de Setembro, 105 – Vila Conceição (Coroadinho), São Luís – MA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados