Coelba inicia obra da rede subterrânea na orla de Ondina

Foi iniciada na segunda-feira (28), a obra da rede subterrânea da Coelba no trajeto Barra-Ondina, entre o Morro do Gato e a Avenida Adhemar de Barros, nas proximidades das esculturas Meninas do Brasil, mais conhecidas como escultura das Gordinhas.

A obra vai retirar 90 postes e embutir a fiação em um trecho de 10 quilômetros e, além de contribuir com a valorização visual do local, vai proporcionar maior conforto e segurança para a população. A rede subterrânea da região reforça também a segurança do carnaval, eliminando o risco de contato dos trios elétricos com a fiação e a possibilidade de interrupção por objetos jogados indevidamente na rede como, por exemplo, as serpentinas.

O projeto está previsto para ser executado em 180 dias e, para reduzir os impactos da obra para os moradores do local, a escavação da rede subterrânea será feita com métodos não destrutivos, chamados de MND. São tecnologias com menor intervenção possível na superfície do local, com materiais e equipamentos que permitem a perfuração do solo sem a abertura de valas para a implementação dos dutos e cabos.

Também será utilizado o georreferenciamento, um Raio X do solo para identificar possíveis interferências de tubulações de água e gás e traçar o caminho que os fios devem passar sem afetar essas estruturas de serviços essenciais. Uma espécie de perfuração guiada.

A implantação da rede subterrânea conta com a instalação de 106 cubos de acesso que vão permitir que os técnicos e engenheiros da Coelba realizem a manutenção da rede, além de manobras e proteção do sistema.

“Essa obra beneficiará cerca de 10 mil clientes na região e também reforçará a segurança do Carnaval de Salvador, que quando ocorrer terá o circuito Barra-Ondina sem fiação aérea da rede elétrica, com mais liberdade de circulação para os trios e segurança para o folião”, destaca o Superintendente de Operações da Coelba em Salvador, Márcio Caires.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados