Manejo e resgate de animais silvestres é tema de palestra

Os constantes chamados para resgate de animais silvestres, nos bairros atendidos pela 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), fizeram com que a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) realizasse uma visita pra lá de especial à sede da unidade independente, na manhã desta terça-feira (29).

Os policiais ambientais chegaram acompanhados de três cobras (duas Jiboias e uma verde), uma iguana e um cachorro do mato – todos resgatados durante ações no início da manhã – e surpreenderam 25 integrantes da tropa com uma instrução prática e teórica sobre o manejo e o resgate de animais selvagens.

Segundo contou a comandante da unidade, major Érica Patricia Santos Silva, por estar sediada próxima ao Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Ondina, os chamados têm sido frequentes. “Senti a necessidade de capacitar o meu efetivo para que eles pudessem saber como proceder nessas ocorrências”, disse a oficial.

Instrutor da palestra, o tenente Tiago Portela, lotado na Coppa, informou que é de extrema importância que o policial saiba atuar nessas situações. “Fizemos questão de pontuar alguns artigos da Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), além de reforçar que, após o resgate, os animais devem ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)”, lembrou o oficial.

Durante a capacitação, os protocolos de distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19 (novo Coronavírus) foram obedecidos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados