No Dia Mundial sem carro, entenda como startup brasileira ajuda a transformar a mobilidade urbana

Mais de 100 kms de congestionamento, filas e mais filas de automóveis e até o estridente som de buzinas. É bem provável que essas informações se façam presentes no dia a dia e no imaginário de milhões de pessoas. De modo a tentar refletir sobre isso e aumentar a conscientização acerca de alternativas de mobilidade, celebra-se, nesta terça-feira (22), o Dia Mundial sem carro. Especialmente este ano, com o crescimento do número de ciclista mundo afora, a data se torna ainda mais representativa. Ao redor do planeta, diversos países promovem gestos e ações para tornar o trânsito um local mais inclusivo, eficiente e eficaz a todos. No Brasil, uma das principais propostas de destaque tem como sede uma garagem, na Vila Madalena (SP), e já colhe grandes resultados em prol da melhoria.

Fundada em janeiro de 2019 pelos empreendedores Gabriel Novais e Rafael Papa, a Semexe é um marketplace especializado na venda online de bicicletas, novas e usadas, e itens aos ciclistas. Mesmo em meio à pandemia, a startup coleciona os melhores resultados da sua história. Em relação ao mesmo período do ano passado, o total de vendas da empresa subiu 775%, chegando a R$4 milhões em 2020.

Um dos pilares que a empresa traz desde sua fundação é a sustentabilidade por meio do transporte. Além da bicicleta ser uma opção de deslocamento mais amigável ao planeta, já que sua utilização reduz a emissão de CO2 pelas cidades do mundo afora, os itens usados disponíveis no marketplace representam 81% do site. Isso significa um aumento na vida útil dos produtos e mexe com toda a cadeia produtiva, desde os custos de embalagem, logística e extração de matéria-prima. Essa forma de consumo de produtos usados já poupou a emissão de 6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, de acordo com estudo realizado pela Second Hand Effect.

O resultado da empresa se reflete, ainda, de outras formas, por meio da solução dos problemas do público, que tem interesse em mudar o estilo de vida, mas ainda encontra barreiras de acesso. Seja por meio de dicas de consultores especializados, informações relevantes para lidar com o trânsito, análise das necessidades dos interessados, facilidade de acesso à bike (por meio de parcelamento ou aluguel) e até apoio a leilões beneficentes, a Semexe auxilia o mercado de bicicletas e promove a inclusão de novos ciclistas no dia a dia.

“A bicicleta tem, de fato, o poder de mudar o mundo. Ela é uma das grandes ferramentas da humanidade para substituir os veículos a motor nos deslocamentos urbanos, reduzindo nosso impacto no planeta e estimulando todos a se exercitarem mais”, afirma Rafael Papa, um dos fundadores da Semexe.

Um exemplo é Rodrigo Michelin, de 40 anos. Casado e pai de um garoto, ele é proprietário de uma farmácia de manipulação, em Bragança Paulista (SP). Ele trocou o interesse em adquirir carro por uma bicicleta elétrica e, a partir de então, percebeu os benefícios à saúde e ao meio-ambiente. “Meu plano era comprar um novo carro, mas minha consciência começou a pesar. Eu estava sedentário e trabalhava relativamente perto de casa. O trajeto possui algumas subidas e essa vinha sendo minha desculpa. Fui orientado a comprar uma bike elétrica, e ela mudou completamente minha rotina”, diz.

Outro caso é o do Dr.Paulo Antonaccio. Especialista em Cirurgia Vascular, o médico é mantenedor do perfil @doctors.bike e está na linha de frente no combate ao Covid-19. Ele ficou 120 dias no hospital de campanha de Embu das Artes, o primeiro do Brasil, e tem uma relação muito grande com a bicicleta, o que se intensificou ainda mais em meio à crise sanitária global.

“Vimos a empresa aumentar quase oito vezes de tamanho de um ano para o outro. Milhões de novos ciclistas passaram a sentir o prazer nas duas rodas e isso não tem volta. Apesar do momento triste do mundo, ficamos felizes de poder fazer parte da mudança de vida de muitas pessoas”, completa, Papa.

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