Limpeza das redes de drenagem prossegue durante pandemia

O ano de 2020 está sendo considerado o mais chuvoso dos últimos 36 anos em Salvador. Para garantir o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos pela cidade, a Prefeitura prossegue com o trabalho diário da limpeza das redes de drenagem, mesmo durante a pandemia da Covid-19. As ações acontecem, inclusive, no período noturno, para minimizar o impacto sobre o trânsito nos principais corredores de tráfego.

Realizado através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), o trabalho, que pode ser manual ou mecânico, consiste na retirada de material sedimentado e restauração para melhorar o escoamento pelo sistema de drenagem. Ele é executado de forma preventiva, corretiva e quando são identificados pontos de acúmulo de água. Já a operação semelhante no sistema de esgoto é de responsabilidade da Embasa, órgão estadual.

“Para evitar os alagamentos que causam transtornos à população é importante a realização de alguns serviços como a limpeza manual das caixas de recepção e o jateamento das galerias subterrâneas por meio de equipamentos de alta pressão, tipo swer-jet, promovendo a capacidade de vazão do sistema de microdrenagem”, explicou o secretário Virgílio Daltro.

As ações de limpeza são realizadas em locais como canais, bueiros e bocas de lobo. A medida também é complementada pela recuperação de pavimentos e calçadas públicas, além de podas, supressões e paisagismo em vegetais diversos (árvores, arbustos e palmáceas), entre outros serviços. Os trabalhos foram intensificados durante a Operação Chuva, entre os meses de março e junho.

Proteção à vida – Para garantir a saúde dos colaboradores durante este período de pandemia, foram instalados túneis de desinfecção na sede da Seman, na BR-324, e na unidade do órgão, na Sete Portas. Os profissionais também têm a temperatura aferida antes de ir às ruas, o que contribui com a saúde da população ao evitar uma possível contaminação pelo novo coronavírus. Periodicamente, os funcionários são submetidos a testes rápidos de Covid-19.

Dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, os servidores foram vacinados no último dia 7 de agosto. Na oportunidade, os que ainda não haviam recebido a dose da vacina H1N1 (influenza) também foram imunizados.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados