Jardim Campo Verde recebe 13ª unidade de saúde entregue na pandemia

Os moradores do conjunto habitacional Jardim Campo Verde, uma das localidades mais distantes em Salvador, nas imediações da estrada CIA/Aeroporto, passam a ter atendimento médico mais perto de casa a partir desta quinta-feira (27), com a Unidade de Saúde da Família (USF) do local. Construída pela Prefeitura, a estrutura – a 13ª entregue neste período de pandemia de Covid-19 – foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$1,2 milhão, sendo parte desses recursos fruto de emenda parlamentar, a estrutura de saúde vai acompanhar oito mil pessoas da região, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O serviço terá capacidade de realizar até 300 atendimentos por dia.

“A comunidade esperou mais de dez anos por ter essa unidade de atenção básica à saúde. Nesse período de pandemia, a Prefeitura acelerou ainda mais as obras com o objetivo de antecipar a conclusão desses novos postos de saúde da família. Assim, claro, permitir que, através da ampliação da atenção básica, fosse possível reforçar todo o sistema de assistência à saúde nesse período de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o prefeito.

A dona de casa Patrícia Gomes, 43 anos, reafirmou que é um sonho realizado. “Já estávamos esperando há muito tempo, inclusive sou uma das moradoras mais antigas e sempre, nas reuniões, pedia para que viesse um posto para nós. É bem-vindo porque a comunidade é carente. A gente tinha que caminhar mais de uma hora, ida e volta, para ter atendimento médico. Era muito cansativo, principalmente para quem tem criança ou é idoso. Só tenho a agradecer”, relatou.

Estrutura – Na USF Jardim Campo Verde estão disponíveis todos os serviços básicos de saúde à população, que envolvem consultas médicas, enfermagem e atendimento odontológico. Também serão oferecidos vacinação, curativos, coleta, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, visitas domiciliares e cartão SUS, dentre outros serviços.

O atendimento será feito por duas equipes de Saúde da Família e outras duas de Saúde Bucal, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Os profissionais são médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais colaboradores.

O imóvel foi construído dentro das normas sanitárias e de acessibilidade e abriga seis consultórios no total, sendo dois deles odontológicos, além de farmácia, sala dos agentes comunitários de saúde, salas de coleta e exames laboratoriais, vacina, curativo, acolhimento, área administrativa e sala reunião, dentre outros ambientes. A unidade é 100% climatizada e equipada com mobiliários e equipamentos modernos e ergonômicos.

Cobertura – Este posto, juntamente com as duas equipes da vizinha USF Nova Esperança, cobrirá 100% da população dessa região da cidade onde existia um grande vazio assistencial em saúde. “O poder público deve estar perto de quem mais precisa. Esta é uma localidade de difícil acesso e a USF Jardim Campo Verde é um importante passo da gestão no cuidado daquilo que é o bem mais precioso, que é a vida das pessoas”, afirmou o secretário Leo Prates.

Os pacientes poderão ter acesso aos programas básicos, tais como pré-natal, hipertensão, diabetes, planejamento familiar, tuberculose, hanseníase, crescimento e desenvolvimento infantil, tabagismo e acompanhamento médico exigido pelo Bolsa Família. A unidade vai integrar, ainda, o programa Salvador Protege, de acompanhamento remoto dos possíveis casos de coronavírus.

Com a USF Jardim Campo Verde, o Distrito Sanitário de Itapuã chega ao índice de 74,6% de cobertura da atenção básica. Em 2012, a cobertura era de apenas 15% – menor do que o registrado em toda a Salvador, que era de 18% e que, hoje, é de 56%.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados