Ouvidoria da Câmara prepara audiência para discutir situação dos profissionais de eventos

O setor cultural foi um dos mais impactados com a pandemia do Covid-19. Com o cancelamento dos eventos artístico-culturais, corporativos e sociais em todo o estado da Bahia, os trabalhadores e trabalhadoras do setor se organizaram por meio do MOPE – Movimento Organizado dos Profissionais de Eventos da Bahia, e reuniram-se com a Ouvidoria da Câmara Municipal para pleitear algumas demandas.

A Ouvidora Aladilce Souza (vereadora pelo PCdoB), reuniu-se online com integrantes do movimento para discutir essas questões. “É necessário pensar em medidas de emergência voltadas à Economia Criativa e à indústria de eventos de Salvador. Estamos discutindo esses temas de forma contínua, em prol de soluções que visem assistir esses profissionais”, declara a Ouvidoria, referindo-se às duas audiências virtuais promovidas pela Ouvidoria e que discutiram a situação da cultura.

MEDIDAS EMERGENCIAIS – A Ouvidoria encaminhou um documento à Prefeitura, contendo as demandas solicitadas pelo MOPE. Entre as medidas emergenciais estão a isenção do recolhimento dos tributos municipais de março a dezembro de 2020; a suspensão dos tributos de IPTU parcelados até dezembro de 2020, com reagendamento e em 2021; a garantia aos profissionais autônomos e empresas do ramo de eventos à parcelarem contas de água, luz e IPTU em até 12 vezes sem entrada e sem juros de abril até dezembro de 2020, entre outros.

O documento também pede a manutenção dos mecanismos de fomento direto por meio da abertura de editais como Arte Todo Dia e Arte em Toda a Parte em 2021, além da criação do edital de patrocínio direto para montagens já existentes, e outros de menor porte para execução de curto e médio prazo, fomentando artistas, produtores e serviço de pequeno porte, a exemplo do edital “Arte como Respiro”, lançado nas plataformas do Itaú Cultural.

O MOPE reivindica protocolos de saúde e segurança para a futura retomada das atividades, além de campanhas que estimulem a produção de eventos. “Estamos organizando uma audiência pela Ouvidoria, que acontece no dia 16 de agosto, com representantes dos profissionais de eventos e autoridades. Espero que consigamos encaminhamentos efetivos para a situação”, finaliza a Ouvidora.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados