Coronavírus: impacto da pandemia causará mais mortes por Aids, tuberculose e malária, indica estudo

Países de baixa e média renda podem ver, nos próximos anos, um aumento no número de mortes por Aids, tuberculose e malária em decorrência de medidas tomadas para conter uma outra e nova doença, a covid-19.

Mais precisamente, no pior cenário simulado por pesquisadores em modelos matemáticos, pode haver, nos próximos cinco anos, um aumento em número de óbitos de 10% pela Aids; 20% por tuberculose; e 36% por malária.

O tratamento destas doenças está sendo afetado pelos distúrbios e o esgotamento dos sistemas de saúde “já frágeis” com a covid-19 nestes países, e também por medidas de isolamento que acabam afetando rotinas de cuidado.

Em linhas gerais, os resultados indica que o impacto da pandemia nestas outras doenças varia de acordo com a extensão em que as intervenções contra a covid-19 precisam durar, causando longas interrupções nas atividades; e com o êxito dessas medidas na redução da transmissão do SARS-CoV-2, evitando que o sistema de saúde seja sobrecarregado por muito tempo.

O estudo foi publicado no periódico Lancet Global Health e é assinado por pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica do Centro para Análise de Doenças Infecciosas Globais, do Instituto Abdul Latif Jameel e do Imperial College de Londres, todos no Reino Unido. Os países considerados na pesquisa não foram revelados.

Categorias: Destaque

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados