Marta pede que flexibilização de reabertura siga orientações da OMS

A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT na Câmara de Salvador, apresentou um projeto de lei que dispõe sobre os critérios para a flexibilização da quarentena para o comércio, eventos e serviços em Salvador.
Ela pede que o plano elaborado pela Prefeitura seja transparente e construído junto com os conselhos municipais e a comunidade, contemplando todas as orientações da OMS.

De acordo com Marta, é preciso para a flexibilização ter garantia de que Salvador esteja com número de infectados em redução, e não em crescimento, além da testagem constante na população. “Embora a taxa de crescimento de casos esteja caindo, é uma discussão delicada. Por isso, a transparência e a necessidade de que este plano seja muito bem elaborado. Pois Salvador é uma cidade muito desigual e, quando falamos de comércio e economia, falamos de conjuntura muito variável por bairros, por cor e raça, por classe social”, diz Marta.

A vereadora lembra que a OMS pede controle total da transmissão, testagem constante na população, campanha e fácil acesso à informação, além de, principalmente, redução de infectados. “É importante que não se baseie nos critérios de leitos disponíveis para essa flexibilização”, diz a parlamentar.
Conforme Marta, uma análise de dados mostra que o povo negro e da periferia é o que mais morre. “A periferia está sendo a mais contaminada, o Subúrbio Ferroviário é o bairro que ao mesmo tempo é onde mais morre gente é o menos testado positivo. Ou seja, o plano de flexibilização precisa ser amplo, critérios baseados nas recomendações da OMS obedecidas, atendendo a todas as classes econômicas, por isso o debate com as comunidades é essencial nesse plano e reforçamos isso no projeto”, acrescenta.

Testagem

As orientações da OMS para essa flexibilização parte de ter a transmissão controlada da Covid-19, um sistema de saúde capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos, riscos de novos surtos minimizados em condições especiais, como instalações, unidade de saúde e casas de repouso, medidas preventivas em locais essenciais, em especial aquelas ligadas a higiene e informação.
“Ou seja, são critérios que precisam ser cumpridos e com transparência. Os testes são essenciais e precisam ser constantes, conforme determina a OMS em todos os bairros de Salvador. A Secretaria de Educação do Estado, por exemplo, irá realizar testagem em todos os alunos da rede”, pontuou Marta.

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,

Comentários estão fechados