Aladilce chama atenção do prefeito após vetos à Lei da Zabumba

“É lamentável que o Prefeito, mais uma vez, vete projetos dos vereadores”, declara Aladilce Souza, vereadora (PCdoB) e Ouvidora-Geral do Município, após ser publicada no Diário Oficial do Município uma nova redação da Lei 9.266, conhecida como Lei da Zabumba, que refere-se à contratação de artistas locais para eventos patrocinados pela Prefeitura.

A lei, aprovada em 2019, preconiza “a contratação de artistas e conjuntos musicais para eventos culturais, shows e festejos realizados pelos entes públicos, com verbas oriundas do Município de Salvador, deve obedecer ao percentual mínimo de 60% (sessenta por cento) de profissionais que expressam e valorizam a cultura baiana e que tenham seus escritórios comerciais estabelecidos no Município de Salvador”.

Com os vetos do Prefeito, a Lei volta a não ter um percentual definido, como era em 2017. Além disso, ficava instituído que 10% (dez por cento) das contratações deveriam “ser de artistas, trios de forró, grupos ou quadrilhas tradicionais compostos exclusivamente por mulheres, quando couber”.

Aladilce criticou a atitude de ACM. “Esse foi um projeto aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal, de autoria minha e co-autoria do vereador Henrique Carballall (PDT), líder do governo na Câmara. Essa atitude demonstra a falta de sensibilidade e de respeito com a Câmara Municipal, além da falta de valorização da nossa cultura regional”, enfatizou a vereadora.

“É por isso que ele é conhecido como ACM VETO”, acrescenta Aladilce. “Essa decisão tem um simbolismo negativo muito forte, porque veio justamente na véspera do São João. Os forrozeiros já estão sofrendo com a pandemia, e ACM faz questão de acentuar as intempéries” finaliza a vereadora.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados