Pesquisa da UFMG encontra coronavírus em vias públicas de Belo Horizonte

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) detectaram a presença da COVID-19 em diversos locais de uso coletivo de Belo Horizonte. Foram encontrados genomas do vírus em mesas de praças, bancos, passeios e corrimãos de terminais de ônibus na Região Centro-Sul. O estudo serviu como base para a prefeitura realizar a desinfecção das ruas.

A pesquisa foi feita em áreas onde já havia a notificação de casos confirmados. Uma equipe de 21 pesquisadores, por meio de um aparelho chamado Swab, detectou a presença do novo coronavírus em 17 amostras. Além disso, foram encontrados vestígios do vírus na área hospitalar, em um passeio em frente a um hospital.

O vírus estava presente em corrimãos das linhas do MOVE, que passa pelas avenidas Paraná e Santos Dumont. Também estavam contaminadas três praças analisadas. Na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Teresa, o vírus foi encontrado em uma mesa. Na Savassi, em dois bancos da Praça Diogo de Vasconcelos.

Segurança

Vale relembrar que a presença do genoma da COVID-19 nessas superfícies pode dizer que pessoas que estavam contaminadas tiveram contato com esses locais. Por isso, depois do resultado ter sido compartilhado, a Prefeitura de Belo Horizonte fez uma desinfecção das áreas contaminadas apontadas pelos pesquisadores.(EM) (foto: Divulgação/PBH

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados