Chuva forte deixa ruas alagadas nesta segunda-feira, em Salvador

Salvador amanheceu com ruas alagadas nesta segunda-feira (27), por causa da chuva forte que atinge a capital baiana desde a madrugada. Quedas de árvores também foram registradas na cidade.

Desde a última semana que chove na capital baiana. Em alguns dias, o temporal foi mais forte, com grande volume de chuva, como ocorreu na quinta (23) – quando houve deslizamentos com feridos e duas mortes – e na sexta (24). Já no final de semana, as pancadas de chuva foram isoladas.

A previsão é de que o mau tempo permaneça ao longo da manhã desta segunda, com temperaturas entre 23ºC e 28ºC. Há possibilidade de estiagem pela tarde, mas a chuva deve retornar à noite, conforme contou Sosthenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Ele também falou sobre o acumulado de chuva nesta madrugada.

“Há uma série de acumulados em toda cidade. Já passamos de 97 mm, quase 100 milímetros, em apenas seis horas em algumas localidades. Em 2020, nós já temos mais de 550 mm em nossa capital. Isso é quase o dobro do previsto para o mês de abril”, destacou.

A perspectiva de chuva da Codesal para o mês de abril é de 295,7 milímetros.

Também houve queda de duas árvores na Avenida Juracy Magalhães, sentido avenida Garibaldi. Uma via marginal que dá acesso para os motoristas que saem do Horto Florestal para a Juracy Magalhães foi bloqueada pelos galhos. Uma das três faixas para veículos também foi interditada pela árvore. Com a queda, a árvore atingiu a fiação de postes na região. Não há detalhes sobre falta de luz na região. O trânsito ficou lento por causa da queda das árvores.

Já os alagamentos foram registrados nas avenidas Vasco da Gama, Bonocô, trechos da avenida Paralela, no Ogunjá, sentido Vasco da Gama e Retiro.

Na Cidade Baixa, na Avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, os motoristas encontram dificuldades para passar na via por causa do acúmulo de água, assim como na Rua Régis Pacheco, no bairro do Uruguai e na Baixa do Fiscal.

Na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, também há alagamento na via, sentido avenida Garibaldi. Na Rua Wanderley Pinho, no bairro do Itaigara, houve alagamento. O volume de água já diminuiu no local, mas ainda há grandes poças de água.

Já na rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, parte de um barranco corre risco de ceder. A terra está bastante molhada e a lona instalada no local não cobre toda a terra.

Os bairros onde têm áreas de risco estão em alerta. As sirenes de alerta às comunidades foram acionadas na semana em Bom Juá e Castelo Branco. Já no domingo (26), foram acionadas as sirenes dos bairros de Sete de Abril e São Caetano.(Tribuna)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados