Ministério da Defesa cadastra fornecedores de produtos para combate à Covid-19

O Ministério da Defesa está cadastrando empresas do setor que possam fornecer equipamentos que ajudem a enfrentar o novo coronavírus. Denominada “Covid-19, Produtos ao Alcance de Todos”, a ação busca aproximar os setores público e privado e resolver um dos maiores gargalos na pandemia: a escassez de produtos e insumos como máscaras, álcool e respiradores mecânicos.

A iniciativa é resultado de parceria com o Ministério da Saúde, que elaborou uma lista de 74 produtos e informou aqueles que estão com o estoque em nível crítico. As empresas podem se cadastrar na página inicial do site do Ministério da Defesa: basta preencher os dados e indicar com que produtos podem contribuir. Também é possível oferecer itens que não estão na lista, por meio de um espaço exclusivo no formulário de cadastro.

O Ministério da Defesa repassa a lista com nome, local e equipamentos que as empresas cadastradas podem fornecer aos órgãos responsáveis pela aquisição dos produtos. O Ministério da Saúde, as Forças Armadas, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) têm acesso à relação de produtos.

Segundo Marcos Degaut, secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, a ação integrada vai facilitar o contato entre fornecedores e compradores.

“A ideia é fazer com que as indústrias possam oferecer os produtos de maneira regionalizada, o que agiliza bastante, em termos de logística, o fornecimento do material para os órgãos demandantes. A ação tem base na filosofia de que as empresas brasileiras podem produzir aquilo que o país necessita para superar essa pandemia e reduzir a dependência de produtos importados”.

Autoridades em saúde destacam que a pandemia aumentou a demanda por equipamentos de proteção individual e outros insumos necessários para combater o coronavírus. O Ministério da Saúde já alertou sobre a dificuldade de obter esses produtos no mercado internacional e a importância de fortalecer a produção interna para garantir o abastecimento.

Muitas empresas nacionais converteram a sua atividade-fim para fabricar máscaras e ventiladores, por exemplo. Marcos Degaut acredita que a ação “Covid-19, Produtos ao Alcance de Todos” vai impactar a indústria brasileira positivamente, pois, além de suprir a carência de insumos, vai manter e gerar novos postos de trabalho.

“É de uma importância muito grande, porque nós estamos mantendo a produção das empresas, garantindo e gerando mais empregos, quando possível, e mantendo renda. Estamos auxiliando na parte de logística, de estocagem e distribuição desses produtos. Ou seja, auxiliando os órgãos de saúde no momento em que existe uma demanda crescente por insumos hospitalares, muitos deles absolutamente críticos”.

As indústrias brasileiras aderiram prontamente ao esforço inicial de mobilização, afirma o secretário do Ministério da Defesa. O formulário para participação segue aberto no site defesa.gov.br. (Ag: do Rádio)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados