Aladilce defende criação do Circuito Moraes Moreira

Em homenagem ao cantor e compositor baiano Moraes Moreira, que faleceu na madrugada do último dia 13, a vereadora e ouvidora-geral da Câmara Municipal, Aladilce Souza (PCdoB), apresentou projeto de lei criando o Circuito Moraes Moreira no Carnaval de Salvador. O trajeto teria início na Rua Chile, seguindo pela Praça Castro Alves até o final da Rua Carlos Gomes.

“Pela grande importância desse músico que nos deixa um lindo legado e pela projeção que sua trajetória deu à Bahia e ao Brasil, decidi fazer a homenagem mais do que merecida a esse inesquecível artista”, justificou Aladilce.

A proposição se inspira no projeto de indicação de autoria da deputada estadual Olívia Santana, também do PCdoB. “Moraes Moreira nasceu em Ituaçu, em 8 de julho de 1947, e, desde muito cedo, revelou-se destinado a ser um dos maiores cantores e compositores do país, começando pela sanfona aos 12 anos. Chegou a Salvador aos 19 anos para estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia, onde conheceu os companheiros de um dos principais projetos de sua carreira, o Novos Baianos”, destacou a vereadora.

Novos Baianos

Aladilce ressaltou ainda a grande projeção que o artista teve após a criação do grupo. “A partir daí, a vida de Moraes foi marcada pelo sucesso e pela dedicação ao seu ofício. A consagração dos Novos Baianos deu-se em 1972, com o lançamento do álbum Acabou

Chorare, trabalho que conjugava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião”, comentou.

Além da importância no grupo formado também por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho, a parlamentar faz questão de reafirmar o destaque do artista na folia da capital baiana. “Presença marcante no Carnaval de Salvador, as performances de Moraes à frente de trios elétricos fazem parte da história desta cidade, principalmente da Praça Castro Alves, seu palco predileto”, afirmou Aladilce. Ela registra ainda que a homenagem está à altura da importância histórica e cultural do cantor.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados