Rui Costa em conversa com os prefeitos: ‘É cada dia sua agonia’

‘Num papo com mais de 300 prefeitos baianos ontem à tarde, em videoconferência orquestrada pela UPB, Rui Costa e os governantes municipais falaram de fechar e abrir portas.

Rui pedindo o empenho de todos para fechar as portas para o coronavírus. E os prefeitos querendo saber quem vai abrir as portas dos cofres, eles que já estão atolados. E a pergunta: e dinheiro para kits de limpeza, segurança e tratamento? Rui disse que o governo baiano está todo empenhado na causa e vai ajudar como puder. Mas avisou aos prefeitos que a situação vai piorar e recomendou:

— Evidente que se a economia sofre, a arrecadação vai cair. Então, o melhor é vocês irem se acautelando, ainda mais que este é o último ano dos seus mandatos.

Feiras — Pergunta de Reinaldo Braga Filho (DEM), prefeito de Xique-Xique:

— E nas feiras livres, como faremos para controlar a aglomeração de pessoas?

— Até agora só quatro cidades na Bahia registraram casos. O esforço é para barrar a contaminação aí. Ainda não chegamos a esse nível, até porque feiras são pontos de abastecimento. Não recomendo mexer nisso agora. No mais, é cada dia com a sua agonia.

Na conversa, estavam os secretários Fábio Vilas -Boas (Saúde) e Jerônimo Santos (Educação). Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, avaliou como positiva:

— O importante é unir.

Mototáxis na linha de risco

A ainda mal resolvida questão de evitar aglomerações em transportes públicos inclui viagens intermunicipais, já proibidas, por coletivos, para cidades baianas com casos de corona, está diante de um dilema dos bons: o mototáxi é um transporte individual, mas de alto poder transmissor, pelo capacete.

As autoridades discutem o assunto e o mais provável é a proibição transitória da circulação de mototaxistas. A categoria está em ebulição.

Sustentação oral zero

As portas dos desembargadores no TJ-Ba ostentam o Decreto Judiciário baixado pelo presidente Lourival Trindade contendo as regras de convivência nestes tempos de corona.

De modo geral, o TJ estimula o julgamento virtual. E proíbe sistematicamente processos em que as partes pedem sustentação oral para suas teses.

Nas vezes em que os advogados insistiram os processos saíram de pauta.

Na Alba, caça aos supeitos

Nos dois primeiros dias de restrições ao trânsito de pessoas por conta do corona, na Assembleia, duas coisas:

1 — A casa, sempre com movimento intenso, lembrou aquelas cidades italianas, toda estrutura aí e alguns gatos pingados no meio.

2 — Os que entram na Casa, deputados inclusos, fazem logo na entrada o teste do termômetro. Até ontem, dois casos de pessoas com temperatura acima do normal foram para o serviço médico.

Shopping e lojistas, briga para ver onde fica a conta

Enquanto em São Paulo o governador João Dórea proibia a abertura dos shoppings, em Salvador, as direções dos estabelecimentos e os lojistas travavam uma queda de braço.

A questão: pelo baixo movimento e alto risco dos funcionários, alguns queriam fechar, mas os shoppings dispensando o valor dos aluguéis dos dias fechados e a taxa de telemarketing, mantendo apenas o condomínio.

Sem acordo. Os shoppings entendem que quem quiser fechar, feche, mas pague as contas.

Lojas de marcas internacionais dizem que só estão abrindo suas lojas porque os shoppings querem. Quem vai pagar a conta não se sabe, mas Neto decidiu fechar os shoppings. Diz que para ele a saúde é em primeiro lugar.

REGISTROS

Palavra do infectado 1

Acusado de ter quebrado a quarentena em São Paulo e viajado a Porto Seguro com o corona, onde infectou dois empregados, além da esposa, o empresário Cláudio do Vale disse, através do advogado, que não sabia que estava infectado. Ele foi encontrado tomando cerveja com amigos. Estava assintomático, mas com o carimbo de positivo do Hospital Albert Einstein.

Palavra do infectado 2

Além disso, ele foi denunciado exatamente porque se gabava que estava infectado enquanto bebia.

Jumentos em pauta

Maurício Bacelar, diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), baixou portaria normatizando o trânsito e o abate de jumentos na Bahia. Diz que a portaria foi elaborada com apoio do Ministério da Agricultura e ‘garante a preservação da espécie e o bem estar dos animais’.

Chapada fechada

O Parque Nacional da Chapada Diamantina também está fechado para visitação por conta do corona. A decisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vale para todos os parques nacionais. No da Chapada, não há entrada. Mas aposta-se no bom senso. (A Tarde )

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados