Mês da Mulher movimenta atividades nas escolas municipais

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre no próximo domingo (8), escolas da rede municipal prepararam uma série de atividades temáticas com o objetivo de promover a valorização de alunas, mães e das profissionais envolvidas com o trabalho educacional. Até a próxima semana, serão desenvolvidas pesquisas, palestras, roda de conversa e atividades recreativas.

Na Escola Municipal Dr. Marcos Vinicius Vilaça, em IAPI, as mães e responsáveis dos alunos estão convidadas a participar de uma palestra às 9h desta sexta-feira (6), sobre a valorização da mulher no mundo atual, conduzida pela assistente social Silvania Silva. Após a palestra, mães, professoras e demais profissionais vão participar de uma aula de dança na quadra da unidade.

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Taís Marinho, o objetivo é trazer mais autoestima para as participantes. “Nesse dia, a gente pretende elevar o astral delas para que se sintam acolhidas, respeitadas, queridas e amadas”.

Interações – Na Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias, as mães e profissionais da instituição vão participar de uma reflexão e serão presenteadas com brincos de pérola. Um primeiro momento será dedicado à reunião das professoras, na manhã da segunda-feira (9), que envolve reflexão, leitura de texto e recebimento de brinde.

O dia da terça-feira (10) também será reservado para a interação, mas, dessa vez, dedicada às mães e responsáveis dos alunos. “O objetivo é sensibilizar cada uma das pessoas, principalmente as mulheres. Nós leremos um texto que explica que as ostras passam por um processo invasivo para produzir as pérolas. Da mesma forma, a mulher também é capaz de transformar mágoas em coisas boas. Essa é a mensagem que queremos passar. Nós lutamos tanto diariamente que, muitas vezes, isso afeta o nosso humor. Portanto, a gente precisa transformar essas mágoas em coisas boas para poder viver bem”, diz a diretora Jaciara Nogueira.

Inspiração – Na Escola Nova do Bairro da Paz, no bairro de mesmo nome, as professoras pediram aos alunos que realizassem uma pesquisa com dois recortes diferentes: um deles é sobre as mulheres inspiradoras que eles conhecem na família e na comunidade e o outro é sobre mulheres na ciência. Os alunos estão pesquisando materiais sobre o tema para levar na próxima semana e realizar uma apresentação na sexta-feira (13).

“O primeiro aspecto importante dessa pesquisa é o contato dos alunos com o material inventado por meio da Ciência. O segundo é a consciência da importância da mulher na sociedade como inventora, como cientista, como o que ela escolha ser. A mulher é muito importante e isso precisa ser enfatizado, principalmente nesse momento em que tantos casos de feminicídio são registrados”, opina a professora Rosemary da Silva.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados