Produção de dados climáticos pela Codesal subsidiarão trabalho da WayCarbon

A consultora em vulnerabilidade e adaptação da empresa WayCarbon, Melina Amoni, participou de reunião com técnicos da Codesal, nesta terça-feira(18/02), para conhecer as atividades do órgão e em especial a produção de dados climatológicos pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador. Essas informações subsidiarão a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador, um dos íntens da Estratégia de Resiliência lançada pelo Prefeito ACM Neto, em março de 2019. A gestão do trabalho é feita da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – Secis.

Segundo Melina, “o objetivo do encontro foi coletar insumos relativos ao clima, áreas de risco e demais dados coletados pelo Mapeamento para Áreas de Risco (Mapa) de modo a elabora o Índice de Risco Climático de Salvador”. Ela adiantou que em março haverá uma nova reunião de avaliação dos resultados preliminares.

“Como meta da atual gestão, a cidade tem buscado desenvolver mecanismos e estratégias para prevenir e reagir às alterações climáticas e ficar cada vez mais perto de cumprir as metas do Acordo de Paris”, afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. O Acordo de Paris cria compromissos locais e globais para mitigação e adaptação climática, além de metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, o plano será desenvolvido por um consórcio formado pela WayCarbon, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a ONG internacional WWF, além de uma equipe de consultores e do apoio local da Aganju Sustentabilidade.

Há uma década no mercado, a WayCarbon é referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias e negócios visando a ecoeficiência e a economia de baixo carbono.

“O desenvolvimento do Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima coloca a capital baiana em posição de referência entre as principais cidades do mundo na implementação da agenda climática”, afirma a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais. A execução do plano é prevista para 9 meses.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados