Ouvidora da Câmara Municipal cobra por melhorias nas escolas de Valéria

A vereadora Aladilce Souza, Ouvidora da Câmara Municipal, redigiu uma nota cobrando melhorias nas escolas municipais do bairro de Valéria. Em 2019, a Ouvidoria realizou uma audiência no bairro para escutar as demandas dos moradores, mas nem todas foram atendidas. Segue a nota na íntegra:

“A expectativa foi grande na Audiência Pública realizada no bairro de Valéria, para tratar dos problemas de educação, especialmente a oferta de vagas para o 6º ano do ensino fundamental. Organizada pela Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador, a reunião ocorreu em 19 de novembro de 2019, no auditório do Colégio Estadual Noêmia Rego, e contou com a participação de representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, da Gerência Regional de Educação – Cajazeiras , além de gestores das escolas municipais, lideranças e entidades do bairro.

Mas até o momento, a principal medida para resolver a falta de vagas no 6º ano do ensino fundamental não foi com concretizada: as obras de ampliação da Escola Municipal São Francisco de Assis ainda não foram concluídas. A previsão é para o mês de março, quando deverão estar prontas as 14 novas salas. Mais grave é a situação da Escola Afonso Temporal, cuja reconstrução também reforçaria a oferta de vagas para o 6º ano. Prometidas para o mês de janeiro, sequer as obras foram iniciadas. A previsão é para março/abril. Além da oferta de novas vagas, outros problemas foram apresentados. O serviço de jardinagem e pavimentação na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, o conserto de aparelhos de ar-condicionado da Escola São Francisco de Assis e reparos nas instalações físicas do CMEI João Paulo Segundo. Apenas estes estão sendo providenciados.

O clima no bairro de Valéria é de frustração e muita ansiedade de pais, mães e estudantes. Afinal de contas, são de cerca de 600 estudantes que estão precisando de matrícula no 6º a no. Mais uma vez, o Colégio Estadual Noêmia Rego, num gesto de solidariedade, ofereceu vagas, mas apenas 140, dentro do limite que as instalações físicas do prédio comporta.

A Ouvidoria da Câmara Municipal vem tentando, sem êxito, ser recebida pela SMED. E eu, enquanto Ouvidora e vereadora, continuo insistindo para que a gestão municipal cumpra com as promessas feitas na audiência e solucione definitivamente o problema de matrículas na rede municipal no bairro de Valéria. As visitas técnicas às escolas e as cobranças continuarão acontecendo até que todas as reivindicações sejam, de fato, atendidas.”

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados