Edital do Fundo Brasil para projetos de defesa de direitos encerra inscrições este mês

O edital geral “Resistência”, do Fundo Brasil, está com inscrições abertas até 28 de fevereiro. No total, R$ 800 mil serão doados a organizações, grupos e coletivos que promovem e defendem direitos humanos em todo o país. Cada projeto apoiado poderá receber até R$ 40 mil para executar sua proposta de mobilização e luta popular.

Confira o edital completo.
Em um cenário em que direitos fundamentais da população brasileira vêm sendo ameaçados e retirados continuamente, e diante do avanço de um conservadorismo extremo que lança mão de violência de Estado contra pessoas em situação de vulnerabilidade, o edital “Resistência” pretende apoiar iniciativas de enfrentamento aos retrocessos no campo dos direitos humanos que tenham como foco, entre outros:

– A defesa dos direitos das mulheres, com especial atenção às mulheres negras, indígenas e de populações tradicionais.

– O enfrentamento dos diversos tipos de violência, inclusive a violência do Estado, em relação às populações negras, indígenas, tradicionais e LGBTI+.

– A defesa do direito à terra e ao território.

– A defesa do direito à valorização e defesa das religiões de matriz africana.

– A defesa dos direitos dos/as refugiados/as.

– O fortalecimento institucional de organizações de defesa de direitos humanos que visem realizar trabalhos de enfrentamento ao desmonte de programas e políticas públicas nas áreas de educação, saúde e trabalho.
Com o edital, o Fundo Brasil vai apoiar grupos que dispõem de poucos recursos ou têm dificuldade de acesso a outras fontes de financiamento. Propostas que pretendam estimular o trabalho em rede e as que sejam lideradas por jovens terão prioridade.

Não serão aceitos projetos apresentados por organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas e microempreendedores individuais.

As propostas inscritas passam por uma triagem interna feita pela equipe do Fundo Brasil que avalia a adequação de cada projeto ao escopo do edital. Em seguida, um comitê de seleção independente, formado por ativistas de diversas causas dos direitos humanos e de origem diversa pelo país, escolhe os projetos a serem apoiados. A decisão final fica a cargo do Conselho de Administração do Fundo Brasil.

A lista de projetos a serem apoiados será divulgada a partir de 26 de junho de 2020.

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2007, o Fundo Brasil já apoiou cerca de 500 projetos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados