Codesal se integra às ações para elaborar o PDTCI

Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) visa implementar a qualidade de vida da população que vive em Salvador
Em reunião realizada na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na tarde desta quinta-feira (30/01) representantes da empresa Spin Soluções Públicas Inteligentes, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), conheceram as atividades operacionais e o desenvolvimento tecnológico implantado no órgão a partir de 2016.

O objetivo do PDTCI é implantar uma transformação digital na capital baiana, possibilitando à prefeitura prestar serviços de maior qualidade para os cidadãos, e um dos passos iniciais é unificar os processos dos diferentes órgãos da gestão municipal.

Na oportunidade, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, detalhou aspectos da modernização da Defesa Civil de Salvador, entre as quais o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil – Cemadec, que usa tecnologia avançada para acompanhar as variações e intensidades dos eventos extremos causados pelos principais sistemas meteorológicos, alertando a população dos riscos potencializadores das condições de vulnerabilidade associados aos alagamentos, bem como, aos deslizamentos de terra.

Citou ainda a rede composta por 52 pluviômetros, monitorados pelo Cemadec, que permite acompanhar os índices pluviométricos em tempo real, contribuindo para a tomada de decisões por parte da Defesa Civil. Em acréscimo, a utilização de ferramentas de prevenção e alarme, a exemplo do Sistema de Alerta e Alarme, das vistorias PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil), avisos por SMS e cards destinados as redes sociais, informes diários, com o intuito de manter a população em alerta para possíveis riscos.

Sosthenes Macêdo destacou os projetos educativos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), com caráter de estímulo ao protagonismo comunitário, voltados a mitigação de acidentes, além do Plano de Ações Estruturantes(PAE) que prevê a realização de pequenas intervenções nas comunidades situadas em áreas de encosta e alagáveis com o intuito de minorar perigos, e a aplicação de geomantas em taludes passíveis de deslizamento em períodos chuvosos.

“A Defesa Civil de Salvador está na ponta com o que há de mais moderno não apenas em tecnologia meteorológica e de engenharia como também no de serviços de relevância para as comunidades”, disse Sosthenes Macêdo.

O diretor técnico e de infraestrutura da Cogel, Cláudio Maltez, afirmou que o uso dos modernos recursos tecnológicos é uma forma de implementar a qualidade de vida da população que vive em Salvador, já que “há uma grande demanda por serviços mais rápidos e mais eficiente. tarefa possibilitada pela cidade inteligente e conectada”.

“Nosso objetivo inicial é realizar um diagnóstico dos principais atores da gestão municipal, essenciais para a construção do PDTCI”, explicou a técnica da Spin, Renata Marè. O primeiro passo para iniciar o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) foi dado na manhã do dia 27/01, com uma apresentação, no Salvador Hub, do projeto, que deve ter duração de 08 meses, para secretários, subsecretários e funcionários da equipe da prefeitura.

Além de representantes da Spin, participaram da reunião o do diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, o diretor da Cogel, Claudio Maltez, o subcoordenador de Monitoramento e Análise Climáticas, Ricardo Rodrigues, o meteorologista Giuliano do Nascimento e o técnico Pablo Almeida, pela Codesal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados